Alunos de escola estadual de Sete Lagoas se destacam em competições nacionais

Desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica vai levar grupo para visitar base aérea de Lagoa Santa, na RMBH

Para comemorar conquistas dos estudantes em diversas competições nacionais, a Escola Estadual Renato Azeredo, de Sete Lagoas, na região Central de Minas, realizou cerimônia de entrega de medalhas com a presença de autoridades. A festa com cerca de 300 participantes ocorreu na última sexta-feira (18/11) e contou com a presença do superintendente Regional de Ensino (SRE), Cláudio Abreu, e representantes da Polícia Militar e da Aeronáutica. Convidados, nesta quarta-feira (23/11) os alunos de destaque visitaram o Parque de Material Aeronáutico (Pama), situado em Lagoa Santa.

Entre as competições disputadas, os alunos da EE Renato Azeredo tiveram desempenho de destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022. Os estudantes responderam questões de Física e Matemática aplicadas ao campo de astronomia e aeronáutica. O grande feito foi conquistado pela aluna do 9º ano do ensino fundamental, Camille Gomes, que alcançou a medalha de prata. Ela recebeu a honraria pelas mãos do capitão Coutinho.

Exemplo

Outros quatro estudantes, medalhistas da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee), também receberam medalhas, além de uma premiação por trabalho de iniciação científica.

Na edição de 2020, outra equipe da escola já havia sido classificada para a final da competição de lançamentos de foguetes. Chamada Mostra de Foguetes (Mofog), consiste na modelagem de equipamentos com garrafas PETs. Eles usaram a reação química entre o vinagre e o bicarbonato como combustível.

Para o professor de Física, Giezi Reginaldo, que coordenou os participantes da EE Eduardo Azeredo na OBA, todos os alunos possuem capacidades e habilidades a serem desenvolvidas. O grande desafio, segundo o professor, é provocar o aluno, articulando saberes e interesses. “A participação nestas competições melhora a aprendizagem e, consequentemente, a motivação”, pontua o professor.

O capitão Coutinho trabalha no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), participou da solenidade e entregou a premiação à medalhista Camille Gomes. Ele contou um pouco de sua história como forma de incentivar os alunos na dedicação aos estudos. “Eu estudei a minha vida inteira em escola pública e gostaria de deixar para vocês uma mensagem de coragem, de determinação de que tudo é possível. Eu tinha um sonho desde criança que era pilotar avião. Eu me dediquei, a minha família me ajudou e deu certo. Fico feliz em estar aqui conversando com vocês todos”, disse o capitão Coutinho.