Arsae desenvolve ferramenta para acesso e avaliação de informações operacionais de 641 municípios mineiros

Painel de informações apresenta diversos indicadores, como o de eficiência operacional e desempenho de atendimento aos usuários, contribuindo para tomada de decisões 

  • ícone de compartilhamento

Na busca pelo desenvolvimento de instrumentos e atividades regulatórias inovadoras e eficientes, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) desenvolveu, por meio de dashboard, painéis visuais que apresentam um conjunto de informações com indicadores e métricas, um armazém de dados nomeado Panoramas Municipais. Com essa ferramenta, é possível visualizar diversas informações operacionais dos 641 municípios regulados pela Agência, em nível municipal ou de suas localidades.   

Segundo a Gerência de Informações Operacionais da Arsae-MG (GIO), que desenvolveu o projeto, inicialmente houve a concepção do armazém de dados como módulo constituinte do Sistema de Informações Regulatórias (SIR). Dessa forma, foram carregadas e relacionadas diversas categorias de informações operacionais e econômicas enviadas pelos prestadores de serviço, segundo a Resolução Arsae-MG nº 114/2018.  

“Em etapa posterior ao desenvolvimento deste armazém de informações, foram vislumbradas diversas possibilidades pautadas em, por exemplo, visualizar os dados disponíveis de forma georreferenciada, disponibilizar aos servidores da Agência a visualização do histórico de indicadores de desempenho operacional, elaborar croquis dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, agregar as informações em níveis de município e localidades, entre outras”, explica o analista Fiscal e de Regulação da GIO, Henrique Santos.  

Nos casos de dupla concessão, onde há mais de um prestador no município, como ocorre com Copasa e Copanor em 34 municípios, foram elaborados relatórios individuais. 

Para compor o relatório, foram selecionados indicadores e  informações considerados mais relevantes para caracterizar a prestação dos serviços, organizados nas seguintes categorias: Informações gerais, Localidades sob concessão, Indicadores de universalização dos serviços, Indicadores de eficiência operacional, Indicadores da continuidade dos serviços prestados, Indicadores de adesão e disponibilidade de tarifa social, Indicadores de desempenho de atendimento aos usuários, Indicadores de desempenho operacional do sistema de esgotamento sanitário, Indicadores de desempenho operacional do sistema de abastecimento de água, entre outros.  

De acordo com a Luciana Campos, coordenadora Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização de Serviços (CRO), o painel desenvolvido possibilita ainda a exportação das informações em formato PDF e, por consequência, acesso e avaliação dos indicadores de forma interna para as diversas equipes da Arsae-MG.  

“Desta forma, é possível concluir que a ferramenta desenvolvida facilita o acesso dos servidores da Arsae-MG às informações operacionais e econômicas em único ambiente, a fim de subsidiar análises preliminares e nortear as atividades regulatórias ideais para cada um dos municípios regulados pela Agência”. 



Últimas