Arsae-MG promove visita a estações de captação e tratamento de água e esgoto da RMBH

Com objetivo de promover integração, servidores e estagiários acompanharam o funcionamento das estações

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promoveu  visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Manso, localizada em Brumadinho, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas, situada entre Belo Horizonte e Sabará. Ambas possuem capacidade de atender mais de um milhão e meio de habitantes por meio de robustos sistemas de tratamento da água bruta e do esgoto sanitário, respectivamente. Estas estações possuem como destaques as metodologias de gestão de subprodutos, como o aproveitamento energético do biogás.

Ao todo, 13 profissionais participaram da visita, realizada nessa quinta-feira (12/8). O objetivo foi apresentar as estações aos estagiários que atuam na Agência e mostrar aos futuros profissionais processos de operação em escala plena.

A proposta da Arsae é ampliar as visitas no intuito de proporcionar aos colaboradores aprendizado prático e aplicado.

Regulação

A Arsae-MG é uma autarquia de regime especial criada pela Lei Estadual nº18.309/2009 com autonomia de decisão e de gestão administrativa, financeira, técnica e patrimonial. A Agência está vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

É responsável por regular e fiscalizar os serviços de água e de esgoto prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pela Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), pela Sanarj (Araújos) e Samotracia (Alphaville, em Nova Lima).

A Arsae-MG fiscaliza o cumprimento pelas concessionárias, pelos usuários e pelas prefeituras das normas traçadas para a prestação dos serviços, zelando pela observância dos direitos, deveres e obrigações das três partes. A Arsae-MG trabalha em prol da melhoria contínua do atendimento e da qualidade dos serviços de água e esgoto nos municípios que estão sob sua responsabilidade de regulação.

 Mantemos nossos canais de comunicação abertos para críticas, sugestões e reclamações. O contato da Ouvidoria é 0800 031 9293.