Assessorias Estratégicas se reúnem para alinhamento de soluções conjuntas e melhorias dos serviços públicos

Rede Estratégia, coordenada pela Seplag-MG, abriu os trabalhos de 2024 com foco na melhoria constante do atendimento ao cidadão

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) reuniu, nessa segunda-feira (18/3), as Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais (Aests), durante o 1º Encontro da Rede Estratégia de 2024. O encontro, realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), contou com a presença de cerca de 120 representantes de órgãos e entidades que possuam Assessorias Estratégicas ou unidades equivalentes.

O objetivo foi propiciar troca de experiências, debater desafios, compartilhar conhecimentos e buscar soluções conjuntas entre as Aests. A Rede Estratégia, coordenada pela Seplag-MG, busca fortalecer o trabalho das Assessorias Estratégicas, impactando no aumento da eficiência do Governo de Minas, no aprimoramento da prestação de serviços públicos e no estímulo ao desenvolvimento do Estado.

“Como unidades essenciais em cada órgão e entidade do Governo de Minas, as Aests compartilham desafios comuns e, ao mesmo tempo, desenvolvem soluções inovadoras que impressionam pela efetividade. Por esse motivo, dividir as dificuldades entre os participantes é fundamental, pois as respostas às demandas têm boas chances de surgirem da experiência de uma outra equipe, prontas para serem compartilhadas", destacou Lucas Fainblat, da Assessoria de Desenvolvimento de Capacidades em Estratégia e Inovação da Seplag-MG, na abertura do evento.

Programação

Na pauta do encontro, foram incluídos o nivelamento e a atualização de informações importantes relativas ao dia a dia das Aests e apresentação do tema Automatização de Processos, feita pela equipe da Subsecretaria de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG.

Na ocasião, também foram compartilhadas iniciativas de sucesso no tema e oportunidades de atuação das inovações em automatização, além da exposição de gargalos e desafios para que essa ferramenta possa chegar ao alcance de cada vez mais servidores.

Propostas e projetos para 2024

No calendário da Rede Estratégia deste ano, está prevista a realização de mais seis encontros para troca de experiências, que irão mobilizar cerca de 540 participantes de Aests de todos os órgãos e entidades estaduais.

Também estão previstos seis cursos de capacitação, reunindo 12 turmas para certificação de cerca de 360 alunos em temas sugeridos pelas próprias Assessorias Estratégicas em diagnóstico realizado no fim de 2023. Estima-se, até o fim do ano, uma oferta total de 48 horas de capacitação por servidor inscrito.

Rede Estratégia

A Rede Estratégia foi criada em fevereiro de 2023 para integrar as Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais. Hoje, existem 29 assessorias estratégicas (e unidades equivalentes), que conectam cada órgão e entidade do Estado à estratégia central do Governo de Minas.

São elas que elaboram o planejamento estratégico dos órgãos em que atuam, realizam a gestão e o monitoramento dos projetos acompanhados pelo governador, pelo vice-governador e por secretários de Estado, cabendo à Seplag-MG coordenar o conjunto dos trabalhos.

Com o lema “Ouvir para simplificar. Conectar para fortalecer”, a Rede Estratégia é formada por servidores e servidoras das Aests e unidades equivalentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro e pela equipe da Seplag-MG, além de colaboradores e parceiros que agregam conhecimento e soluções aos desafios vividos pelas Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais.