Atividades interativas marcam encerramento da Semana Nacional de Trânsito em BH

Ações de conscientização promovidas pelas forças de Segurança mobilizaram pedestres, motoristas e motociclistas na Praça da Savassi

A conscientização da população é fundamental no objetivo de reduzir os acidentes

Uma ação educativa integrada, nesta quarta-feira (25/9), na Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi), na capital mineira, marcou o encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Belo Horizonte. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de sua Coordenação de Trânsito, em parceria com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

Pedestres, motoristas e motociclistas que passavam pelo local receberam informações sobre a responsabilidade de cada um na redução de acidentes e os perigos da combinação álcool/drogas e direção. O público também foi orientado sobre a importância do uso correto do cinto de segurança, do respeito às leis de trânsito e do transporte adequado de crianças nos veículos.

Para reduzir os números de acidentes de trânsito, a conscientização da população é de suma importância para garantir efetivas mudanças de postura. Em Minas Gerais, houve um aumento de 6% dos registros de acidentes, na comparação dos meses de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 167.581 casos em 2018 contra 177.742, em 2019. Em Belo Horizonte, o crescimento foi de 11,11%, com os números passando de 48.063 para 53.404.

Para o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, general Nilton Moreno, as atividades educativas desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito, incluindo palestras, seminários e a blitz integrada realizada simultaneamente em 31 municípios mineiros, foram boas oportunidades de interação com a população, alertando para a necessidade urgente da redução dos acidentes de trânsito.

“O aumento dos índices de acidentes ocorridos no estado, com números ainda mais altos na capital, evidencia a necessidade de ações como essas, para que o povo mineiro tenha consciência de que deve respeitar as leis de trânsito e, assim, proporcionar um ambiente seguro para todos nós”, destacou o subsecretário.

Ação

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito na Praça da Savassi também contou com uma apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar, além das presenças da Polícia Civil e de uma base móvel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Com o objetivo de conscientizar e alertar quem passava pelo local, o BPTran exibiu duas sucatas de veículos envolvidos em acidentes reais, distribuindo também materiais educativos e orientando quanto à boa conduta no trânsito.

O motorista Marcelo Miranda, que trabalha com aplicativos de transporte, aprovou as abordagens sobre ética e educação no trânsito. “Todos os dias eu tenho que lidar com situações perigosas no trânsito. A imprudência de motoristas ou motociclistas, que fazem ultrapassagens perigosas ou não usam a luz de seta, por exemplo, poderia ser evitada se existisse um sentimento de coletividade e educação”, afirmou.

Os pedestres que participaram da ação ainda tiveram a oportunidade de experimentar óculos que simulam, em realidade virtual, os efeitos do álcool no cérebro. Os óculos proporcionaram uma experiência sobre o consumo de bebidas alcoólicas que, em qualquer quantidade, eleva os riscos de acidentes no trânsito. Quem usou o equipamento, com diferentes parâmetros de embriaguez, tentou reproduzir atividades simples e teve dificuldade. A ideia era sensibilizar o público presente sobre os riscos da mistura de álcool e direção.