Atrium da Liberdade terá blocos afros, aulas de dança e mais atrações para todas as idades 

Espaço instalado na Praça da Liberdade vai garantir acolhimento à população durante a festa de Momo 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Pela primeira vez, a Praça da Liberdade terá um espaço para momentos de descanso, recuperação e convívio durante o Carnaval. O Atrium da Liberdade, uma das ações do Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai celebrar a mistura e a convivência entre o tradicional e contemporâneo, o erudito e o popular, ressaltando as principais características da festa do Momo na capital. 

Léo Bicalho / Secult

O espaço vai funcionar do dia 18 (sábado) a 21/2 (terça-feira), das 9h às 18h, e será ponto central do Circuito da Liberdade. Com uma programação diversa, o Atrium da Liberdade contará com aulas, oficinas, dicas de customização, maquiagem, música e dança. 

As atividades que serão realizadas nesse espaço foram apresentadas nesta quinta-feira (2/1), durante coletiva realizada no Palácio da Liberdade, com membros dos blocos Magia Negra e Orisamba, além de passistas da escola de samba Canto da Alvorada e artistas circenses. Os blocos afros preparam uma participação especial no Atrium, com oficinas de turbantes, danças, tambores, além de intervenções performáticas. 

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, vanguarda é a palavra que melhor define o Carnaval de BH, fonte de inspiração  inspirou o Carnaval da Liberdade.

"Vanguarda pelo nascimento espontâneo dos blocos, conectados com a arte contemporânea da música, da pintura, da estética da batida. Vanguarda pelo modo misturado que ele proporciona. Misturar e promover o conhecimento e o respeito a todas as formas de vida. Periferia, centro, favelas. Negros, brancos, índios, crianças. Todas as tribos em grupos, mas unidas numa imensa celebração da cultura da paz”, afirma. O Atrium da Liberdade e as ações do governo, conforme o secretário, vêm para unir tradição e arte urbana, com a participação ativa dos artistas da capital e de Minas Gerais. “Viva o Carnaval”, enfatiza.

No Atrium da Liberdade, outra contribuição da arte negra será a aula show do Mestre Jackson Nunes, que fará uma demonstração emocionante das origens do Carnaval no Brasil, marcada pela ancestralidade de matriz africana. “Nós teremos os blocos e as culturas negras em evidência no Atrium da Liberdade, o que dialoga com o programa Afromineiridades. Esse programa visa dar visibilidade e reconhecer expressões populares, tradicionais e contemporâneas de matriz afro em nosso estado”, pontuou a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa. 

Passistas de escolas de samba de Belo Horizonte darão aulas para os foliões, ensinando passos básicos para os novatos e até mesmo mais complexos, para quem já é do samba. Uma chance de colocar todo mundo para dançar na folia com muito molejo e descontração. “A Praça da Liberdade vai ser palco das manifestações culturais que estão na essência do Carnaval, como a afromineiridade, o que, inclusive, vai além da folia. E a ideia é reunir as pessoas, que poderão participar de atividades, como aprender a sambar, a fazer maquiagem, customizar fantasias e, claro, descansar”, acrescentou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.  

A abertura oficial do Carnaval da Liberdade acontecerá no dia 14/2, a partir das 12h, com o concerto Esquentando os Tamborins, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Haverá uma apresentação com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais, Cia de Dança e participação da Escola de Samba Canto da Alvorada.  

Relaxamento    

Será uma grande área de descompressão, inclusiva e representativa, dentro da maior festa popular do país. Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a criação desse espaço é fundamental para que a população belo-horizontina se sinta acolhida durante a folia. “Transformar a Praça da Liberdade em um ambiente que abraça ainda mais a diversidade, o respeito e o carinho pela população mineira, especialmente durante o período de maior efervescência e celebração do país, é uma ação mais do que necessária. Esse espaço já tradicional no coração dos mineiros pode e deve ir além, proporcionando aos visitantes uma variedade de atrações inclusivas, com áreas e atividades para recarregar as energias, sempre com muita arte e aprendizado”, celebrou.   

Conforto e segurança    

Para hidratar e dar maior conforto aos foliões, a Copasa instalará pontos de distribuição de água potável por meio do Pipinha – veículo utilizado para distribuição de água. Nos momentos de descanso e pausa, serão instalados no entorno da Praça da Liberdade, em frente aos equipamentos culturais, lounges com redes, pufes e cangas, proporcionando uma área exclusiva para encontros e relaxamento.      

Os locais também serão equipados com mesas e cadeiras, guarda-sóis, grama sintética e ventiladores. Esses locais também vão servir de ponto de informação para orientar sobre os blocos de rua, campanhas de conscientização e Entregas de saco de lixo (pessoas e pet).   

A inciativa integrará a Praça da Liberdade ao Carnaval da cidade, com o cuidado de preservar o patrimônio. “A Praça da Liberdade é a sala de estar de Minas Gerais. É muito difícil não trazê-la para o Carnaval. Estou chamando esse espaço de Atrium da Liberdade, porque o ‘atrium’ historicamente significa lugar de descanso. Na arquitetura moderna e contemporânea nós podemos relacioná-lo aos lounges. Então, a ideia é que as pessoas venham, possam se sentar, ter ali alguns pratos da cozinha mineira e participar de várias outras atividades para todas as idades. Ou seja, será um ambiente para os visitantes e foliões se recuperarem dos excessos do Carnaval com uma programação alternativa também”, detalha Leônidas Oliveira.      

Atrações culturais e espaços para o bem-estar    

O Atrium da Liberdade será palco dos Desfiles Liberdade atração para todas as idades. Concursos serão promovidos na página do Instagram do Carnaval, com o objetivo de divulgar as fantasias dos foliões, que concorrerão ao título de Melhor Fantasia 2023, em diferentes categorias. Para participar, basta postar foto tirada em frente aos painéis que serão instalados na Praça com a hashtag #CarnavaldaLiberdade. Os vencedores em categorias como criança, adulto, melhor idade e drag queen serão conhecidos e premiados no último dia da folia. 

Da infância à terceira idade, performances teatrais, circenses e oficinas diversas serão realizadas nas fachadas dos equipamentos culturais. DJ’s estarão sempre presentes, ambientando o espaço com música lounge.    

Bem-estar corporal   

Espaços para cuidar do bem-estar corporal não ficam de fora da programação. Serão ofertadas aulas de alongamento e ginástica para relaxamento e descontração muscular, além de aulas de dança para animar o corpo e proporcionar a aprendizado de diversas coreografias carnavalescas. Para manter o visual sempre em alta, um camarim também será instalado para retoques e criações de maquiagens divertidas para a festa.    

Alimentação   

A alimentação, parte essencial para manter corpo e mente renovados para a folia, também será encontrada no Atrium da Liberdade. Uma área com food trucks ofertará aos presentes uma grande variedade de comidas energéticas. Durante todos os dias de evento serão realizadas aulas show, explorando a diversidade da culinária de Minas Gerais, com um cardápio especial elaborado pelo chef Édson Puiati, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira. No Cozinha Show, uma diversidade de pratos, próprios para momentos em que o corpo está mais agitado com a festa e precisa recarregar as energias, serão preparados. Entre as opções do menu, estão a paella mineira, o feijão tropeiro, a moqueca mineira e o mexido. As aulas show serão ao vivo, realizadas em duas edições por dia, e o público poderá degustar de porções gratuitas, distribuídas entre as 11h e as 15h.     

Inclusão e diversidade    

Em parceria com o LuGar de Brincar - academia especializada em atendimento a crianças autistas, com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Hidrocefalia e neurotípicas – o Atrium da Liberdade propõe um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o carnaval com toda família, amigos e colegas. As atividades serão oferecidas por meio de brinquedos educativos e pedagógicos, “tinta sem sujeira”, instrumentos musicais e massinha de modelar. As crianças e pais trabalharão sua criatividade, raciocínio, socialização, afetividade e empatia, despertando novas formas de aproveitar o Carnaval.    

Carna Pet   

Para os animais de estimação, a Praça da Liberdade será espaço para um desfile mais que especial: os foliões poderão levar seus pets fantasiados para o Concurso CarnaPet, que irá eleger a melhor fantasia canina. Os jurados serão as crianças. Os três primeiros lugares receberão produtos para os pets.     

No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços   

O Palácio da Liberdade também fará parte da programação do Carnaval da Liberdade. O equipamento cultural vai receber a exposição No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços. A mostra reúne trabalhos do artista visual Décio Noviello e a relação que ele manteve com a produção de figurinos operísticos, em especial, para as montagens da Fundação Clóvis Salgado.   

Segurança e atendimento médico     

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros vão atuar de forma estratégica durante o Carnaval da Liberdade. O tenente coronel Frederico, comandante do Batalhão Carnaval do Corpo de Bombeiros informou o planejamento para garantir a segurança da festa.  

“As operações começarão no dia 4 com continuidade até o dia 26. Uma equipe mais de 350 bombeiros está empenhada para trabalhar no Carnaval, além de outros reforços, totalizando quase mil empenhos de bombeiros só em Belo Horizonte.  Isso reforça o nosso compromisso em fazermos o Carnaval da cidade o mais seguro do país”, ressaltou.   

Outra ação foi anunciada pelo coronel Micael Silva, comandante do policiamento da capital: “Nós vamos fazer um trabalho que ainda não havíamos realizado. A partir deste ano, teremos uma ação direcionada para o controle e prevenção da violência doméstica e familiar. Foi realizado um treinamento de vários militares para aturem na intervenção nesse tipo de violência contra a mulher”, detalhou.  

A Praça da Liberdade também será equipada com atendimento médico constante por meio de postos médicos e ambulâncias. Haverá também posto médico e ambulância à disposição de todos.  

 



Últimas