Avança atuação do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Clemente Faria, em Montes Claros 

Novo freezer, recebido em doação, vai ampliar atendimento e ajudar a mais recém-nascidos prematuros 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é reconhecida pela excelência no atendimento às puérperas e recém-nascidos. Este reconhecimento também abrange o trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno. 

O Banco de Coleta de Leite Humano do HUCF ampliou ações em 2022 e, agora, vai melhorar ainda mais a estrutura com o recebimento da doação de um freezer para o posto de coleta de leite humano, feita pelo Rotary Clube Montes Claros Leste. O termo de doação será assinado nesta segunda-feira (16/1), às 8h, no hospital.

O hospital da Unimontes recebeu, desde dezembro de 2021, o Certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade na luta e dedicação à promoção e apoio ao aleitamento materno. O serviço é voltado para a orientação, recolhimento e captação de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães. 

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF integra uma rede de 301 hospitais do país certificados com o título de “Hospital Amigo da Criança”, que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.  

Dedicação

Presidente do Rotary Clube de Montes Claros Leste e jornalista, Felicidade Tupinambá destaca o trabalho incansável do HUCF no sucesso do aleitamento materno e a parceria para a doação de um freezer para o posto de coleta de leite humano, que irá ampliar ainda mais o atendimento às puérperas e recém-nascidos.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Atualmente, o Brasil possui ainda 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles a unidade do HUCF.   

Ampliação 

Dados levantados pela Maternidade Maria Barbosa mostram a ampliação e melhoria das atividades do Banco do Leite Humano do HUCF em 2022, com ampliação da coleta de leite humano e do trabalho desenvolvido junto às mães doadoras.  Os números positivos ressaltam a importância e a necessidade de ampliar o estoque para atender a ainda mais recém-nascidos que precisam do leite materno desde os primeiros dias de vida até pelo menos dois anos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS). 

No ano passado foram coletados 648,92 litros de leite materno, com um crescimento de 2104% em relação a 2021 (quando foram  coletados 563,08 litros de leite humano). Em 2022, o Banco do Leite Humano do Hospital Universitário realizou 1.167 atendimentos individuais, com um aumento de 30,5% em relação ao ano anterior (1.177). 

Houve crescimento nos atendimentos em grupo dentro da Maternidade Maria Barbosa, que saíram de 642 em 2021 e passaram para 1.777 em 2022 (variação de 176,79%). O aumento do benefício para os recém-nascidos da UTI Neonatal do hospital também foi significativo: saiu de 214 atendidos em 2021 para 266 no ano passado (alta de 22,90%). A quantidade de leite materno recolhida de doadoras diretamente no posto de colega do HUCF subiu de 476,47 litros (2021) para 504,128 litros (2022). 

Ainda em 2022, foram realizadas 740 visitas domiciliares (crescimento de 3,93% em relação ano anterior), 256 doadoras cadastradas, 266 receptores e 504,128 litros chegaram aos recém-nascidos por meio das mães voluntárias.  

Doação

A mulher que quiser se tornar doadora do Banco Leite Materno do HUCF deve ligar para os telefones: (38) 3224-8314 ou 3224-8329, números em que será feito cadastro e agendadas coletas domiciliares de leite humano. 
 



Últimas