Avanço na redução de carbono é tema do próximo episódio do 16º Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural

Desde setembro, a Seapa tem realizado encontros virtuais sobre a Agricultura de Baixo Carbono

Erasmo Pereira / Epamig

Estão abertas as inscrições para o quarto e último episódio do 16º Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, que desde setembro tem abordado assuntos relacionados à Agricultura de Baixo Carbono.

O próximo encontro virtual acontece na terça-feira (31/10), a partir das 9h, pelo canal no YouTube da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a temática orientadora “Perspectivas para o avanço da descarbonizacão na produção agropecuária".

Discussões sobre o Plano ABC+ são pauta nesta edição. De acordo com o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Feliciano Nogueira de Oliveira, as três etapas anteriores do seminário já tratavam da política e sua correlação com o Plano de Ação de Climática de Minas Gerais, mas desta vez a apresentação terá uma característica de balanço.

“Agora, teremos um apanhado do Plano ABC+ a partir de sua implementação, em 2010, até hoje no estado e um horizonte da mitigação da emissão de gases do efeito estufa em sistemas de produção agropecuária”, diz Feliciano.

Os interessados em receber o certificado de participação devem se inscrever gratuitamente por meio da plataforma Sympla neste link, onde também é possível conferir a programação.

Estão convidados servidores e técnicos do Sistema Agricultura, composto pela Seapa e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao agro, produtores rurais, profissionais da área, pesquisadores e estudantes.

Conteúdo

A programação inclui palestras do superintendente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer), Regis Damasio Salles, com um caso de sucesso de sequestro e crédito de carbono na produção de café, e também do professor da Faculdade São Lourenço, Pedro Bernardes, sobre oportunidades de renda para os produtores rurais, e do coordenador do Plano ABC+ na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária em Minas Gerais, Evaldo Luis Cardoso, que irá traçar um panorama da política pública no estado.

Após as exposições individuais, os palestrantes participarão de um debate com moderação do superintendente da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, no qual o público da transmissão ao vivo poderá contribuir com o envio de questões.

O evento, previsto para ocorrer até as 11h, contará ainda com a abertura do secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

Episódios anteriores

Os três primeiros episódios do 16º Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural envolveram temas como tecnologias agropecuárias com alto potencial de mitigação das emissões de gases do efeito estufa, estratégias de neutralização de carbono, desafios no contexto do mercado internacional, recuperação de pastagens degradadas, produção de florestas plantadas, terminação intensiva de bovinos, tratamento de dejetos da pecuária de gado leiteiro e suínos, entre outros.

Os objetivos dos seminários são tratar das políticas públicas e disseminar a cultura de avaliação dos resultados para aprimorá-las em favor da sociedade e garantir a maior eficiência na aplicação de recursos pelo governo, além de possibilitar ajustes na formulação e condução dessas ações por meio do diálogo com os cidadãos e a comunidade acadêmica.