Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares completa 33 anos

Serviço comemorou data com realização do VI Seminário de Aleitamento Materno

  • ícone de compartilhamento

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) realizou, na terça-feira (1/10), o VI Seminário de Aleitamento Materno, no auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em comemoração aos os 33 anos do BLH, reunindo profissionais da própria maternidade e de outras unidades.

A mesa de abertura teve a presença do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, da diretora da Maternidade Odete Valadares, Flávia Ribeiro de Oliveira, da gerente assistencial da MOV, Gisela Iside Gagliardo, e da coordenadora do Banco de Leite Humano da MOV, Maria Hercília de Castro Barbosa.

O encontro trouxe especialistas de instituições diversas, como UFMG, Universidade de Itáuna (UIT), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e da própria MOV. Foram abordados temas como segurança alimentar e nutricional, uso de medicamentos e outras substâncias paralelamente ao aleitamento, práticas que favorecem a amamentação, empoderamento dos pais para o sucesso do aleitamento, saúde mental da mãe e sua família, principais queixas das mães nos primeiros dias de amamentação, entre outros.

Para a coordenadora do BLH da MOV, Maria Hercília, celebrar mais de três décadas de atuação demonstra a preponderância do serviço. “O BLH da Odete Valadares é pioneiro em Minas Gerais e seu papel é essencial para evitar o desmame precoce, apoiar a mulher e a família no aleitamento materno e incentivar as nutrizes a amamentar por mais tempo. No ano passado, por exemplo, conseguimos atender mais de 20 mil mulheres em aleitamento e quase 1,5 mil bebês prematuros com o fornecimento de leite humano”, ressalta.

Importância da amamentação

A professora chefe do Departamento de Nutrição, da Escola de Enfermagem da UFMG, Luana Caroline dos Santos, falou sobre os benefícios nutricionais do leite materno como primeira escolha alimentar.

“O incentivo à amamentação é fundamental na preservação da saúde infantil, tendo em vista sua atuação na otimização do neurodesenvolvimento, no fortalecimento do sistema imunológico, no equilíbrio endocrinológico e na prevenção de doenças em curto, médio e longo prazo. Tanto se fala sobre evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. A lógica também deve valer para a alimentação do bebê pois, quando recebe fórmula em vez do leite materno, antecipa-se muito o consumo de um alimento ultraprocessado por essa criança”, explica.

A especialista apresentou, ainda, pesquisas que mostram que não amamentar gera um custo diário de US$ 1 bilhão no mundo, devido a complicações para a saúde dos bebês e suas mães.

A diretora da MOV, Flávia Ribeiro, destacou a necessidade do estímulo à amamentação já na sala de parto. “Entre os benefícios imediatos, podemos elencar a proteção contra hemorragia puerperal e consequente redução da mortalidade materna, estímulo ao estabelecimento de vínculo pelo contato pele a pele, melhor adaptação na transição fetal/neonatal, favorecimento da colonização do intestino do bebê por microorganismos da flora cutânea, conferindo ao neonato maior imunidade, entre outros”, disse.

Atendimento

O BLH da MOV atende diariamente mães internas e externas. Além disso, oferece curso para casal grávido aberto à comunidade, promove encontros de grupos de mães de bebês prematuros, internados nas unidades neonatais da MOV, oficinas lúdicas, capacitações em manejo clínico do aleitamento materno, processamento e controle de qualidade do leite humano, assessoria técnica aos bancos de leite do Estado, captação de doadoras, coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado e atendimento pediátrico, psicológico e nutricional para as mães que necessitem.

Todas as mulheres com dificuldade para amamentar ou que tenham excesso de leite e desejem se tornar doadoras podem procurar o BLH/MOV. Além da doação e da coleta de leite, o serviço oferece orientações gratuitas sobre importância do aleitamento e cuidados com a mama.

Serviço:

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares

Endereço: Avenida do Contorno, 9.494, Barro Preto - Belo Horizonte (MG)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (intervalo das 12h às 13h), feito por ordem de chegada, por meio de senhas.



Últimas