Base Descentralizada do Samu é inaugurada em Manhumirim

Central para apoio das equipes permitirá atendimentos na macrorregião Leste Sul, além de agilizar tempo de resposta para socorro à população

Crédito: Segov / Divulgação

O município de Manhumirim, na Zona da Mata, passa a contar com uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O espaço, inaugurado na quarta-feira (29/6), é importante como central de apoio à equipe que aguardará pelos chamados. A base é fundamental para a implementação do serviço do Samu na macrorregião Leste Sul, que terá início em breve.

“O significado prático de ter uma base descentralizada do Samu é agilizar o tempo de resposta para o atendimento da nossa população. Sabemos o quanto isso é fundamental”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, que participou da cerimônia.

Eto destacou, ainda, que é um orgulho entregar resultados para os mineiros e que esse é o objetivo do governo, a partir de um trabalho conjunto com as prefeituras e parlamentares. “Minas Gerais está virando a página e é hora de pensar cada vez mais em benefícios e desenvolvimento para o nosso estado e nosso povo”.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) é o responsável pela gestão do Samu na macrorregião. Para auxiliar na implementação, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 13,9 milhões.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região conta com 23 unidades móveis, sendo quatro delas Unidades de Suporte Avançado (USA) e 19 Unidades de Suporte Básico (USB). A Central de Regulação de Urgência será a mesma já em funcionamento na macrorregião Sudeste, localizada no município de Juiz de Fora, prestando, assim, atendimento para as duas macrorregiões.