BDMG assina memorando de entendimentos para captação de até R$ 1 bilhão com o NDB

Operação com o "banco do Brics" está atrelada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e será a primeira com aval da União

O governador Romeu Zema, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marcelo Bomfim, e o presidente do New Development Bank (NDB), Marcos Troyjo, participaram, nesta quarta-feira (7/12), da solenidade de assinatura de Memorando de Entendimentos para a realização de um contrato que pode chegar até US$ 200 milhões, ou o equivalente a R$ 1 bilhão.

Esta poderá ser a maior captação já realizada na história do BDMG e é a primeira com aval da União. Em outubro deste ano, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovou a preparação da operação com o NDB, conhecido no Brasil como o “banco do BRICs”.

Este aval vai permitir ao BDMG condições de financiamento diferenciadas. As taxas são reduzidas e o prazo total é de 25 anos para pagamento, incluindo quatro anos de carência, mais do que o dobro da operação mais longa feita até hoje pelo banco.

Em 2022, mesmo com os reflexos da pandemia, o BDMG atingiu um volume de captações que superou R$ 1 bilhão, mais que o dobro do ano passado.

Fomento

Durante seu pronunciamento, o governador destacou que a captação de R$ 1 bilhão fortalecerá o papel de fomento que o banco tem. “Nos últimos quatro anos o BDMG aumentou os desembolsos e foi protagonista em diversos momentos, como na pandemia, levando crédito às empresas de pequeno porte que enfrentaram problemas com as restrições impostas pela covid-19”, afirmou.

De acordo com Zema, o recurso viabilizará investimentos tanto nas empresas quanto nos municípios, sobretudo nas cidades menores. “O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma ferramenta importante que os prefeitos têm nas mãos, pois pode ser usado como garantia na hora de tomar um financiamento”, explicou.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Para o governador, a captação de R$ 1 bilhão muda o BDMG de patamar e acelera o desenvolvimento de Minas, já que o crescimento está atrelado às melhores condições da infraestrutura, educação, mão de obra qualificada, segurança e atração de investimentos.

Missão

O presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, enfatizou durante sua apresentação que o banco tem também a missão de atuar nas cidades de pequeno porte, que precisam de recursos com taxas competitivas.

“Desde que assumi a presidência do BDMG, o trabalho é pela diminuição dos custos de captação. Quanto mais barato captarmos, mais emprestaremos às empresas, prefeituras e apoiaremos a atração de investimentos”, disse.

Já o presidente do New Development Bank (NDB), Marcos Troyjo, afirmou que a assinatura do Memorando se alastra para várias áreas. “Não só nas questões de financiamento, mas também intercâmbio de conhecimento e expertise técnica. Muitas das soluções aqui desenvolvidas poderão ser replicadas e adaptadas a outras realidades dos países emergentes”, explicou.

Sustentabilidade

Os recursos que estão sendo negociados com o NDB representam um avanço na estratégia de captação verde do BDMG, pois estão atrelados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Entre os projetos que podem ser financiados estão os de infraestrutura dos municípios, incluindo transporte e mobilidade urbana, saneamento, fontes renováveis e eficiência energética, e também iniciativas de alto impacto em desenvolvimento humano e socioambiental como agricultura sustentável, saúde e bem-estar e inclusão produtiva, entre outros.

Resultados

Em 2022, ano em que completou 60 anos, o BDMG alcançou resultados consistentes, reafirmando a importância do seu papel como agente indutor do desenvolvimento de Minas Gerais. Até novembro deste ano, o volume de desembolsos foi de R$ 2 bilhões, crescimento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os destaques desse desempenho estão o segmento das micro e pequenas empresas, que registraram crescimento de 60,3% no volume desembolsado até novembro, para R$ 383,1 milhões.

Os impactos do aumento dos desembolsos representam estímulo à geração e manutenção de 50,9 mil empregos, no pagamento de R$ 928 milhões em forma de renda, geração de R$ 118,7 milhões em ICMS e na contribuição de R$ 1,96 bilhão em valor adicionado à economia do estado.

Presente em 94% dos 853 municípios mineiros, o BDMG se manteve comprometido com financiamentos que resultam no desenvolvimento regional com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade mineira.