BDMG Cultural anuncia os finalistas do 21º Prêmio BDMG Instrumental e o vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo

Finalíssima da reconhecida premiação ocorre entre os dias 27/5 e 29/ no Teatro Sesiminas, com pocket show do Jamba Trio que conquista a edição do Prêmio Marco Antônio Araújo 2022, com álbum homônimo, lançado ano passado

  • ícone de compartilhamento

O BDMG Cultural divulgou, nessa segunda-feira (11/4), o resultado dos instrumentistas classificados para a etapa final do 21º Prêmio BDMG Instrumental. A finalíssima ocorre nos dias 27/5, 28/5 e 29/5 no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Os 12 artistas finalistas são Daniel Souza (guitarra), Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza (flauta transversal e violão 7 cordas), Ezequiel Piaz (violão), Jaiminho Silva (piano), Lucas Ladeia (cavaquinho), Makely Ka (violão), Nara Pinheiro (flauta transversal), Samy Erick (guitarra e violão), Silas Prado (saxofone e flauta), Ulisses Luciano (trompete), Wallace Gomes (violão) e Wellington Gama (bandolim). Cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, nas três noites da finalíssima.

“O Prêmio BDMG Instrumental completa, neste ano, seus 21 anos de maioridade, desde sua primeira edição e tem se consolidado a cada ano, como um dos principais prêmios e incentivos à música instrumental brasileira. Voltado para artistas que moram no estado de Minas Gerais, revelou, nesses anos de existência, instrumentistas, conjuntos, compositores e compositoras de destaque nacional e internacional, assim como tem apresentado nas suas edições, as inovações  em termos de arranjo e composição, que renovam a linguagem da música instrumental  brasileira”, destaca a comissão de seleção do 21º Prêmio BDMG Instrumental, formada pela violonista Cláudia Garcia, pelo artista sonoro Marco Scarassatti e pelo músico Thiago Delegado.

O 21º Prêmio BDMG Instrumental vai contemplar quatro vencedores, que serão escolhidos por uma nova comissão julgadora, com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows em Belo Horizonte e São Paulo, no projeto Instrumental Sesc Brasil. Também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes.

Vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo com o álbum homônimo, o grupo Jamba Trio fará um pocket show em 29/5, na finalíssima do 21º Prêmio BDMG Instrumental, no Teatro Sesiminas.

Jamba Trio

Lançado em março de 2021, o álbum “Jamba Trio” é composto por composições originais que representam o diálogo entre a música instrumental mineira, o jazz e a música erudita. Na estrada há 22 anos, o Jamba Trio é formado originalmente por Írio Junior, Enéias Xavier e Esdra Neném Ferreira. Atualmente, o grupo conta com o baterista Lincoln Cheib. O trabalho homenageia o baterista Esdra Neném Ferreira.

"A homenagem ao Neném, em primeiríssimo lugar, é colocá-lo na posição que ele mais gosta de tocar, livre, solista, não coadjuvante, enfim, integrante número 1 do trio. É importante salientar que o Neném, para muitos dos grandes músicos e artistas de Minas Gerais, é o mais incrível. Tocar com o Neném e ver o tamanho da musicalidade e inteligência em prol da música, é um presente!", celebra o compositor e multi-instrumentista Enéias Xavier.

O 21º Prêmio BDMG Instrumental e o Prêmio Marco Antônio Araújo são realizados pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).



Últimas