BDMG Cultural lança edital do programa de valorização e incentivo à pesquisa de processos artísticos e culturais 

Quarta edição está com inscrições abertas e vai selecionar 20 propostas de diversas áreas; em 2023, o tema é "Comunidades Possíveis"

  • ícone de compartilhamento

De 30/5 a 2/7, o BDMG Cultural recebe inscrições para o programa LAB Cultural 2023. O processo é gratuito e deve ser realizado pelo site bdmgcultural.mg.gov.br

O edital contempla diversas áreas artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, entre outras.

O LAB Cultural é um programa de residência artística, em formato on-line. Partindo da necessidade de reinvenção das artes a partir de 2020, o programa se propõe a repensar os espaços artísticos, tempo e formas de comunicação. Desde então, tem criado no ambiente digital espaço para trocas e atravessamentos de práticas artísticas, produzindo conhecimento de forma colaborativa e horizontal entre artistas residentes e profissionais de diversas áreas do saber.

Em 2023, o programa LAB Cultural inicia o chamamento para a quarta edição, intitulada "Comunidades Possíveis", com o objetivo de reunir pesquisas e compartilhar experiências individuais e coletivas. Essa é a primeira vez que o projeto propõe um tema aos artistas, artesãos e demais pessoas envolvidas na preservação de conhecimentos e práticas tradicionais.

Coordenadora do projeto, Larissa D’arc afirma que a intenção é promover uma participação mais ampla na residência. “Pessoas que produzem algo típico de sua comunidade, artístico e/ou material, ou ainda algo que preserve a memória local, sempre foram bem vindos no LAB Cultural, programa que incentiva e celebra a diversidade dos saberes e fazeres. Este ano gostaríamos de enfatizar esse convite para artistas, artesãos e demais agentes. Todos têm algo a contribuir em uma proposta coletiva de construção de conhecimento e experimentação", ressalta.

Bolsas de pesquisas

Serão selecionados 20 artistas residentes em Minas Gerais que se manifestem por meio das artes visuais, cênicas, escrita, música, dança, expressões corporais, entre outras, ou ainda que queiram compartilhar práticas e saberes de sua comunidade. As pessoas selecionadas terão quatro meses para pesquisa, recebendo a bolsa total de R$ 6 mil, dividida nos quatro meses de duração do programa.

Nesta edição, os selecionados terão oportunidade de desenvolver pesquisas com o acompanhamento de profissionais experientes e atuantes no desenvolvimento de projetos artísticos: a atriz, cantora e pesquisadora Júlia Tizumba; o diretor, roteirista, curador e educador Ewerton Belico; a artista e professora Glicéria Tupinambá; e o ator, produtor e iluminador Nando Zambia.

Durante o desenvolvimento do LAB Cultural, haverá compartilhamento das pesquisas e processos artísticos na plataforma bdmgcultural.mg.gov.br/lab para ampliar as possibilidades de reflexão e diálogo dos artistas residentes com a sociedade. 

Na plataforma, é possível conhecer os trabalhos de todos os artistas que participaram do programa em edições anteriores.

Serviço
LAB Cultural 2023


Data: 30/5 a 2/7/2023

Inscrições: bdmgcultural.mg.gov.br



Últimas