Biquinhas vai receber UTI Móvel e caminhão de coleta de lixo como parte do processo de reparação

Município é um dos que tiveram danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho

A Vale deverá adquirir e repassar à prefeitura de Biquinhas, na região Central de Minas, dois veículos para fortalecimento dos sistemas municipais de saúde e de saneamento. A aquisição é parte de um projeto de reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da empresa em Brumadinho.

A iniciativa foi definida após a Consulta Popular, prevista no Termo de Medidas de Reparação, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – e pela compromissária, Vale S.A.

Para a saúde, será entregue uma UTI móvel para o transporte de pacientes em atendimento de urgência e emergência, conforme padrões do Sistema Único de Saúde (SUS), que será incorporada à frota da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal. Para o setor de saneamento, será entregue um caminhão de lixo com compactador, para a coleta domiciliar de resíduos sólidos. O valor estimado das duas aquisições é de R$ 1,026 milhão.

Toda a execução do projeto denominado “Aquisição de Veículos para Fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde e Saneamento” é acompanhada pela auditoria socioeconômica da Fundação Getulio Vargas (FGV) e fiscalizada pelos compromitentes.

Com esta ordem de início, Biquinhas passa a contar com sete projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. O andamento das iniciativas pode ser acompanhado no portal da FGV.

A reparação socioeconômica é uma das frentes do Acordo Judicial, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Todas as ações de reparação podem ser acompanhadas no portal www.probrumadinho.mg.gov.br.