Campanha celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Semana de Direitos Humanos terá uma série de atividades, como emissão de documentos, debates, oficinas e apresentações culturais

  • ícone de compartilhamento

Sedese-MG / Divulgação

Governo de Minas celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos durante a XIV Semana de Direitos Humanos, que acontece de 10 a 15/12. O evento busca sensibilizar os mineiros sobre esses direitos e contará com o lançamento de ações na pauta de criança e adolescente, além de uma série de iniciativas, virtuais e presenciais, promovidas em diversas regiões do estado, como emissão de documentos, debates, oficinas e apresentações culturais. 

Com o tema “Nós, conectados: Construindo o amanhã desejado”, a campanha será realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), com apoio dos Centros de Referência em Direitos Humanos, das Diretorias Regionais da Sedese e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).  

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destaca que a realização da Campanha “representa uma oportunidade singular para a reflexão coletiva sobre os direitos humanos, e também reforça o papel que a Sedese desempenha na formulação e implementação de políticas sociais voltadas para o bem-estar de todos os cidadãos mineiros”, pontua.

“Ao promover esta semana, o Governo de Minas não só fomenta a conscientização, mas também fortalece a compreensão pública sobre a necessidade de respeitar a diversidade, combater a discriminação e garantir oportunidades iguais para todos”, completa Elizabeth. 

“O objetivo é ressaltar a fraternidade, a cooperação, o trabalho em rede como forma de construirmos juntos um ambiente de mais equidade, inclusão social produtiva e de garantia de direitos”, ressalta o subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, Duílio Campos.  

Abertura 

A abertura oficial da Semana de Direitos Humanos será no dia 11/12, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, quando o Governo de Minas lançará ações na pauta de criança e adolescente. Um cortejo cênico-musical encerrará a solenidade seguindo do Palácio até o coreto da Praça da Liberdade.

Semana de Direitos Humanos  

A Semana de Direitos Humanos é um evento internacional, criado em 1948 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), que busca fomentar a reflexão para a efetivação dos direitos humanos na semana em que se comemora a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No âmbito das Américas, a Semana relembra ainda a Convenção Americana de Direitos Humanos, instrumento internacional de proteção aos direitos humanos.  

Anualmente, a Sedese promove a Semana de Direitos Humanos como um compromisso do Governo de Minas em promover a conscientização, educação e defesa desses direitos. “Trata-se de um esforço contínuo para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui, Elizabeth Jucá. 

Confira aqui a programação completa da Semana de Direitos Humanos

 

 



Últimas