Candidatos fazem a prova de conhecimentos gerais do Vestibular Uemg 2023

Prova foi aplicada em 16 municípios mineiros; candidatos concorrem a 4,6 mil vagas, em 128 cursos de graduação

A prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2023 da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foi realizada no último domingo (29/1). Ao todo, 16 municípios mineiros receberam a aplicação da prova: Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Os candidatos e candidatas fizeram uma prova com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos do ensino médio – física, matemática, história, química, biologia, geografia, língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (inglês ou espanhol). Além disso, também precisaram escrever uma redação, com caráter classificatório e eliminatório, sobre sustentabilidade e meio ambiente.

A candidata Mara Gabriny, de 21 anos, realizou a prova em Belo Horizonte e pretende cursar Design Gráfico. Ela conta que já prestou vestibular outras vezes e que escolheu a Uemg devido à referência da irmã, estudante da instituição. Já a escolha do curso vem de um desejo antigo: “Desde pequenininha, foi minha paixão. Sempre desenhei e foi na moda que me encontrei”, conta.

Uemg / Divulgação

Luan Pereira, 27, morador da cidade de Barretos, em São Paulo, concorre a uma vaga no curso de Jornalismo, em Frutal, onde prestou o vestibular. Em busca de maior qualificação profissional, ele já atua como artista visual desde 2014 e quer complementar sua carreira na área da comunicação. Esperançoso com a prova, Luan já se planeja para viver em Minas Gerais: “Já vou preparar as malas para me mudar”.

Quem também fez a prova de conhecimentos gerais foi Caio Estevão, 22, em João Monlevade. Natural de Itabira, o jovem sonha em cursar Biomedicina. “Estou focado e animado com a oportunidade de ser aluno da UEMG. Estudei muito até aqui e hoje é o dia de confirmar meus conhecimentos”, conta.

Mais de 32 mil pessoas se inscreveram para concorrer às 4.607 vagas dos 128 cursos de graduação oferecidos pela Uemg. Medicina, Direito, Psicologia, Enfermagem e Engenharia da Computação foram os cursos mais procurados.

Os candidatos puderam se inscrever por meio de diferentes modalidades de ingresso. Do total de vagas, 20% foram destinadas à ampla concorrência; 50% à reserva de vagas; e 5% à inclusão regional (5%). O Vestibular Uemg contempla 75% das vagas para os cursos de graduação, enquanto 25% são direcionados ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

gabarito e o caderno da prova de conhecimentos gerais foram divulgados na segunda-feira (30/1). A divulgação do resultado final de classificação está prevista para 13/3, após o procedimento de heteroidentificação.

Informações sobre classificação, lista de espera e matrícula, entre outras, estão disponíveis no edital.