Capacitação em fruticultura e apicultura incentiva jovens agricultores de São Francisco

Parceria entre Fucam, Emater, Epamig e Seapa promove oportunidades de desenvolvimento agrícola na região

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

No Norte de Minas, nas terras ricas e fartas banhadas pelas águas do Rio São Francisco, sementes de esperança e conhecimento foram plantadas em mais uma edição da ação de Apoio do Jovem Rural, que ofereceu capacitações teóricas e práticas para a comunidade são franciscana.

Nos dias 10 e 11/4, São Francisco foi palco de uma importante iniciativa de capacitação promovida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A ação “Apoio ao Jovem Rural”, reuniu 126 beneficiários que tiveram a oportunidade de se capacitar em Fruticultura e Apicultura, duas atividades de grande relevância para o desenvolvimento agrícola da região.

A capacitação em Fruticultura foi conduzida com base em dados que evidenciam a importância do setor para o Norte de Minas e para o estado. Com a segunda maior produção de bananas do Brasil, a região destaca-se também pela atuação da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), que conta com cerca de 2,5 mil fruticultores em seu quadro. A disponibilidade de água, proveniente do Rio São Francisco e de projetos de irrigação como Jaíba e Gorutuba, tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento da fruticultura na região, gerando emprego, renda e promovendo o crescimento econômico local.

José Godrin, coordenador técnico regional da Emater, ressaltou o potencial da região para a fruticultura e a responsabilidade dos órgãos envolvidos no fomento da atividade na região. "São Francisco, assim como todo o Norte de Minas, tem um potencial muito grande. É necessário que as pessoas e instituições que tratam desse tema no estado tragam para eles essas oportunidades para que as demandas locais sejam atendidas”, informa.

A ação também serviu para que os alunos da E.E. Tarcisio Generoso, gerida pela Fucam em São Francisco, aprimorassem, ainda mais, seu aprendizado, atravessando as fronteiras da sala de aula. É o que explica Antônio Marcos, diretor da escola, que também esteve presente.

“Trouxemos 40 alunos do ensino médio com a intenção de motivar e estimular a produção de frutas no município, aproveitando o seu potencial e demanda”, ressalta. Amanda Aparecida, estudante da escola, conta porque a capacitação chamou sua atenção. “A pessoa plantar e depois ter a oportunidade de colher deve ser muito gratificante. Penso que todos deveriam conhecer mais e praticar também“, diz.

No segundo dia, a capacitação voltou-se para a Apicultura, destacando o potencial dessa atividade para a região e para o estado. Com 42 mil empregos diretos e indiretos gerados em Minas, a atividade apícola desempenha um papel fundamental na economia local, sendo Minas o quarto maior produtor de mel do Brasil e o principal produtor de própolis. Os benefícios do consumo de mel são variados, incluindo desde o fortalecimento das defesas do corpo até o tratamento da saúde gastrointestinal e a ansiedade.

Sabrina Mendonça, coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, destacou a importância de trazer informações e inovação para os apicultores da região: "Capacitações como essa são de suma importância para os apicultores da zona rural que não têm acesso aos grandes centros. São Francisco é banhada pelo rio São Francisco, tem uma vegetação peculiar de muita importância e de muito valor para os apicultores", comentou.

Frederico Ozanan, assessor técnico da Seapa, enfatizou a qualidade e relevância mundial do mel que é produzido na região de São Francisco. “Dentro da apicultura nós temos um tipo de mel produzido a partir da flor da aroeira, que está sendo considerado como um dos principais em todo o mundo”, ressalta. A médica veterinária e professora do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, Ana Julia Resende, também comenta sobre o ambiente propício para a produção do mel e o que deve ser feito para reforçar a atividade na região. “É preciso união, dedicação e um trabalho correto. A abelha te devolve o que você oferece. É um animal que ajuda na sustentabilidade, então através de um bom trabalho você terá um mel de qualidade”, completa.

A parceria entre Fucam, Seapa, Emater e Epamig tem sido extremamente benéfica para as comunidades atendidas nos últimos anos. A diretora de Agricultura Familiar da Seapa, Fabricia Ferraz, explica os motivos deste sucesso. “Vemos o resultado no envolvimento dos jovens e da comunidade durante as capacitações. Para a Secretaria do Estado, tem sido de grande relevância este envolvimento, que está sendo um sucesso e que será ainda mais”, afirma.

Com a ação “Apoio ao Jovem Rural”, a Fucam reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e oferece oportunidades de crescimento para os jovens agricultores de São Francisco. A parceria entre as instituições promove não apenas a capacitação, mas também fortalece os laços comunitários e contribui para o desenvolvimento econômico da região.



Últimas