Cemig alerta: período de preparação do solo e colheita da safra agrícola exige atenção redobrada com a rede elétrica 

Cinquenta e dois agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em 2021 em acidentes com a rede elétrica em todo o país, conforme dados da Abracopel  

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais possui tradição em diversas safras e cultivos, além de ser um importante indutor da economia no estado.  Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre cuidados para evitar acidentes com a energia elétrica. Desta forma, principalmente durante o período seco, que é o mais propício para a ocorrência de acidentes, é preciso atenção redobrada devido à intensificação do uso de máquinas de grande porte para a preparação do solo e colheita da safra. 

Cemig / Divulgação

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), das 55 ocorrências na área rural registradas no Brasil em 2021, 52 resultaram em mortes. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, dez agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em acidentes com a energia elétrica. A principal causa das fatalidades registradas é o manuseio inadequado de bombas d'água,  de implementos agrícolas e de antenas de celular rural. 

Em Minas Gerais foram cinco fatalidades em 2021, sendo uma morte causada por implemento agrícola, duas por manuseio de bomba d'água e duas com antena de celular. 

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição ​ou dos cabos da rede elétrica da companhia ou d​os cabos de aço de sustentação ​das estruturas. É importante observar que esta distância se refere ao engastamento (apoio estrutural que impede todos os movimentos) desses cabos no solo.  

“É muito importante que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outros clientes da região ou até mesmo atingir linhas de transmissão que cortam o estado​ e, lembrando que se a máquina ou implemento agrícola tocar na rede elétrica, o seu operador não poderá descer deste equipamento até que a rede seja desligada pela Cemig”, afirma João José.  

Além disso, deve-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a fios energizados, bem como instalação de postes no interior de propriedades, por pessoas sem o devido conhecimento sobre as devidas medidas de segurança. ​Outra preocupação deve ser com obras e reformas sem fazer o isolamento de materiais condutores (em casos de redes particulares).

Atenção em relação a altura dos fios  

João José Magalhães Soares alerta que, além da operação nos campos e áreas rurais, quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados, deve-se observar a altura de todo o conjunto. Dessa forma,  o total somado dos dois veículos não deve se aproximar da fiação elétrica que atravessa sobre vias públicas e rurais, ou das redes de telecomunicações, que são um pouco mais baixas.    

“Inclusive as redes telefônicas e de dados, que são bem mais baixas que as redes elétricas, e que estão nos mesmos postes, podem oferecer perigo, pois se a máquina colidir com esses fios, pode ocorrer a quebra do poste que possivelmente irá cair sobre o caminhão e sobre as pessoas, colocando em risco aqueles que estiverem próximos do local. Caso isso ocorra, os ocupantes do caminhão deverão permanecer dentro da cabine até a chegada da Cemig ou do Corpo de Bombeiros, que orientarão sobre a forma correta de retirá-los do veículo. Somente em caso de incêndio, deve-se abandonar o veículo, saltando da cabine o mais longe possível com os pés juntos, evitando tocar no solo e no veículo ao mesmo tempo, e nunca se aproximar de fios partidos”, orienta o gerente da Cemig.  

O especialista em segurança do trabalho também reforça que as pessoas devem prestar atenção à localização da fiação da rede elétrica e não deixar que nada se aproxime ou encoste nos fios. “É proibido utilizar varas de bambu ou madeira ou qualquer outro material para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos. Aproximar ou tocar nos cabos pode causar sérios acidentes, inclusive fatais, para as pessoas que estão próximas do local”, ressalta.    

Outra recomendação é evitar transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, o poste pode ceder ou cair, deixando os fios elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.  

Instalações internas e bombas d'água 

Além da preocupação com a rede elétrica da Cemig, é importante que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam. Outro ponto importante é em relação à manutenção, que deve ser feita sempre por profissional capacitado.   

Um outro item importante e de destaque é o aumento do número de antenas de rádio para internet e/ou telefone em áreas rurais. Estas instalações, por necessitarem de uma base alta, devem ser feitas sempre longe da rede elétrica de forma que a sua queda nunca a projete para próximo ou sobre a rede elétrica da Cemig. 

Equipamento de uso muito comum nas propriedades rurais, a bomba d'água também requer atenção especial em seu manuseio. "É recomendável que os reparos na parte elétrica da bomba d'água sejam feitos por profissional capacitado para realizar o serviço. Ao detectar um problema, é importante desligar o disjuntor (chave de comando da bomba) e sinalizar que a bomba está em manutenção com um aviso. Esses simples cuidados podem evitar acidentes fatais", finaliza o especialista da Cemig.  

 



Últimas