Cemig atinge novo marco e supera 200 MWm no Mercado Livre de Energia
De acordo com os últimos dados da CCEE, a companhia possui 2.740 unidades consumidoras e um volume de 207,9 MWm
Um ano após se tornar a primeira comercializadora varejista a ultrapassar a marca de 100 megawatts médios (MWm) de energia entregue no Mercado Livre, a Cemig alcançou um novo patamar. A companhia é a primeira a superar a barreira dos 200 MWm, resultado registrado em setembro, conforme dados recentemente divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Desde a abertura do segmento, em janeiro de 2024, a Cemig vem se destacando no mercado varejista de energia. Nesse modelo, os consumidores têm a liberdade de negociar diretamente a compra de energia com as comercializadoras, o que garante maior autonomia e economia. De acordo com os últimos dados da CCEE, a companhia possui 2.740 unidades consumidoras e um volume de 207,9 MWm.
Atualmente, todas as empresas do Grupo Tarifário A — atendidas em alta e média tensão — já podem migrar para esse mercado, com benefícios econômicos e redução de até 35% na fatura de energia, por meio do programa Energia Livre Cemig.
Para ampliar o acesso e simplificar a contratação, a companhia inovou ao lançar o primeiro e-commerce de energia do Brasil, disponível no site www.energialivre.cemig.com.br.
A plataforma digital permite simular consumo, comparar ofertas e contratar energia de forma totalmente on-line, com transparência, praticidade e segurança.
O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Sérgio Lopes, destaca que a manutenção da liderança é resultado de planejamento e da expertise acumulada no Mercado Livre, ambiente em que a companhia atua desde sua criação.
“A liderança da Cemig no Mercado Livre de Energia varejista é fruto de uma atuação consistente, baseada em credibilidade e em uma estratégia que prioriza o cliente. Seguimos com expansão contínua em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste, Sul e, agora, o Nordeste”, afirma.
Segundo o executivo, o desempenho reforça a tradição e a solidez da companhia no setor elétrico. “Nosso posicionamento reflete não apenas números expressivos, mas também o reconhecimento do mercado em relação à qualidade dos serviços e à segurança oferecida aos nossos clientes”, completa Sérgio Lopes.
Marca inédita no Mercado Livre
A Cemig reafirma seu protagonismo no setor elétrico ao se tornar a primeira comercializadora de energia do país a ultrapassar a marca de 10 mil unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia. Esse feito reforça a tradição da companhia, que atua nesse segmento desde a criação do ACL, no início dos anos 2000.
No segmento atacadista, a companhia atende mais de sete mil clientes, enquanto no varejista já se aproxima de três mil unidades consumidoras em alta e média tensão.