Cemig destaca dicas de economia em períodos de alta temperatura

Companhia alerta que, nesta época do ano, clientes devem ficar atentos ao aumento do consumo de energia

  • ícone de compartilhamento

Cemig / Divulgação

Nesta época do ano em que as altas temperaturas são constantes, pode ocorrer aumento no consumo de energia elétrica nas residências e estabelecimentos comerciais. É comum utilizar equipamentos para refrescar o ambiente, como ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar-condicionado. Por isso, a Cemig volta a alertar os seus quase 9 milhões de clientes sobre o aumento do consumo de energia e dá dicas de economia para este período do ano.

Em relação aos equipamentos para refrescar o ambiente, o ventilador é o mais popular, uma vez que geralmente é o aparelho mais em conta para se adquirir. Além disso, esse equipamento possui a menor potência dentre os três citados. Ainda assim, segundo Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, apesar de gastar menos energia, o cliente deve ficar alerta para o tempo de utilização do ventilador.

“O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência em Watts (W) dos equipamentos e tempo de utilização (em horas). Para utilizar corretamente a energia, deve-se atuar nessas duas variáveis. Por isso, mesmo que o ventilador tenha uma potência menor, se o aparelho ficar por longo período ligado, o cliente poderá ter um aumento significativo na conta de energia”, explica o engenheiro.

O especialista da Cemig também esclarece que o ar-condicionado tem uma potência elevada e que funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização. Para os clientes que estão pensando em adquirir um aparelho desse tipo, o ideal é comprar os que têm selo Procel ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.

“Para as residências, existem dois modelos: o do tipo janela (menos eficiente) e o split, que é mais eficiente. Na aquisição de qualquer um deles deve-se dar preferência para aqueles com o selo Procel ou categoria ‘A’ - mais eficientes. Esse selo indica ainda o consumo provável mensal devido a sua utilização”, afirma.

Período pode significar economia no banho

Em virtude de sua grande potência, o chuveiro consome muita energia, sendo responsável por uma grande fatia da fatura de energia. Entretanto, nesta época do ano, as pessoas podem diminuir a potência do equipamento para reduzir o consumo e mesmo assim tomar um banho com a água em temperatura agradável.

“Ao colocar a chave do chuveiro na posição verão, as pessoas podem ter economia de, aproximadamente, 30% do consumo do aparelho ligado em sua potência máxima. Mas, mesmo assim, é importante que o tempo seja mantido, pois não adianta diminuir a potência do equipamento e aumentar o tempo de banho”, alerta Batista.

Confira mais dicas de economia de energia

• Você sabia que substituir um ar-condicionado representa, mensalmente, uma economia de até 49%, energia suficiente para tomar 70 banhos, 500 horas de TV ligada ou recarregar 7 mil celulares? E que isso, financeiramente, equivale a seis torneiras pingando continuamente durante um mês inteiro?

• Buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo. A energia poupada seria suficiente para tomar 23 banhos, 180 horas de TV ligada ou dar 2,3 mil recargas em celulares. Financeiramente, isso equivale a duas torneiras pingando continuamente durante um mês.

• As geladeiras também podem representar mensalmente uma economia de até 48%, se substituídas por modelos eficientes. Essa economia significa energia para tomar 20 banhos, 150 horas de TV ligada ou dar 2 mil recargas em celulares. Financeiramente, neste caso, seriam mais duas torneiras pingando durante um mês inteiro.



Últimas