Cemig destina recursos a projetos voltados à população idosa

Edital segue aberto pela companhia até 14/7 e é direcionado a projetos que beneficiam público-alvo em todo o estado  

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de fortalecer e ampliar diferentes ações voltadas para os idosos em Minas Gerais, a Cemig destina, anualmente, recursos para diferentes instituições no estado que desenvolvem projetos de atenção e proteção a essa população. A edição 2023 segue aberta até às 18h de 14/7.

Nesta quarta-feira (31/5), solenidade marcou a entrega de cerca de R$ 800 mil ao Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte. O valor será direcionado para duas instituições de atendimento ao grupo, com sede na capital mineira, que se inscreveram e tiveram iniciativas selecionadas em edital de chamada pública aberto pela companhia. 

O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas, falou sobre o incentivo e destacou a importância desse tipo de iniciativa para o resgate social da população idosa.

“O aporte da companhia em projetos voltados para os idosos no estado busca contribuir para estruturação e consolidação da rede de apoio que atende essa população. Nos últimos 4 anos, a Cemig destinou mais de  R$14 milhões para projetos voltados à população idosa, impactando positivamente a vida de mais de 29 mil idosos em Minas Gerais”, ressaltou. 

Natália Louredo, secretária-executiva do Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte, órgão responsável pela elaboração das diretrizes da Política Municipal do Idoso, comemorou a destinação dos recursos. “Ficamos muito honrados em saber que, por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, idosos são atendidos em iniciativas e trabalhos maravilhosos”.

Projetos beneficiados 

A  Associação Paulo de Tarso é uma das instituições selecionadas para receber recursos. A clínica atende pessoas que necessitam de reabilitação, idosos ou adultos com declínio funcional e que precisam de cuidados contínuos e integrados. Com o valor recebido, a instituição vai aprimorar os fluxos internos do hospital, incluindo novas e modernas tecnologias para garantir maior segurança e independência aos pacientes, promovendo bons resultados de recuperação e maior qualidade de vida para os usuários. 

O projeto inclui reforma e adequação em espaços de acesso ao hospital, como rampas e instalação de elevador de acessibilidade, beneficiando mais de 7,5 mil pessoas que passam pela instituição mensalmente. 

Além das intervenções, equipamentos e outros objetos como maca motorizada, carrinho de refeição e enxoval hospital, por exemplo, serão adquiridos para melhor atendimento aos idosos.

Segundo a presidente da Rede Paulo de Tarso, Ana Carolina de Souza, “ações como essa são fundamentais para a gente fazer com que a transformação na vida dos nossos pacientes ocorra. Apoiar projetos com esse aporte é um diferencial para que a gente consiga melhorar o nosso atendimento”.

Já o Grupo Cultural Meninas de Sinhá, outra entidade que receberá apoio da Cemig, promoverá intercâmbio cultural com o Grupo Mulheres do Jequitinhonha. 

Os grupos são potencias nos seus locais de atuação e buscam preservar e incentivar os fazeres tradicionais das mulheres idosas, além de promover oportunidades de geração de renda para essa população. 

A presidente do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Maria da Conceição Paulo, também agradeceu o apoio concedido. "Se não fosse por meio da ajuda que a Cemig dá, não poderíamos ter as oportunidades que estamos tendo no nosso projeto agora. Nós temos aulas de bordado, de artesanato, enfim, é um projeto que nos ajuda muito. Somos todas muito gratas por tudo”, ressaltou.

Edital aberto 

Projetos voltados à população idosa, devidamente aprovados nos Fundos Nacional, Estadual ou Municipal do Idoso, podem pleitear destinação de incentivos da Cemig. O edital de chamada pública ainda está disponível para receber propostas voltadas para esse público. 

Somente serão considerados projetos que tenham sido selecionados pelos respectivos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso por processo de chamada pública, conforme previsto na Lei Federal 1.3019, de 31/7/2014 (MROSC). 

Além disso, os projetos devem possuir certificado válido de autorização para captação concedido pelo respectivo conselho e que estejam aptos a receberem recursos em 2023 e autorizados pelo conselho local como destinatários da doação. 

A quantidade de projetos selecionados e o valor a ser repassado a cada um dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital. 

Dúvidas sobre o edital e o formulário devem ser enviadas para o e-mail: idoso@cemig.com.br. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no www.cemig.com.br .
 



Últimas