Cemig investe em usinas fotovoltaicas nas APACs e fornece treinamento profissional a condenados

Investimentos irão possibilitar redução de custos e capacitar os assistidos para o mercado de trabalho

  • ícone de compartilhamento

Iniciativa inclui ainda a substituição de lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers de alto consumo energético por outros mais eficientes - Crédito: Renato Cobucci / Imprensa MG

Para promover uso sustentável e reduzir custos de manutenção das 37 unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Minas Gerais, a Cemig está investindo R$ 7 milhões em soluções energéticas, como a instalação de usinas fotovoltaicas. A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) também será contemplada.

A iniciativa inclui ainda a substituição de lâmpadas, chuveiros, geladeiras e freezers de alto consumo energético por outros mais eficientes. A Cemig também investirá em treinamentos de instalação predial básica e construção de módulos fotovoltaicos para os internos, atuando na capacitação deles.

Os valores foram anunciados em evento realizado na terça-feira (12/11), na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), com assinatura do termo de compromisso entre a Cemig, o TJMG, o Sistema Fiemg e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O investimento segue até o fim de 2020. 

“O Programa de Eficiência Energética já existia na Cemig e nós redirecionamos as diretrizes dele, incluindo as Apacs, escolas públicas e hospitais públicos de Minas Gerais”, explica presidente da Cemig, Cledorvino Belini, que também coordena o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), organização social que atua na promoção de iniciativas voltadas ao sistema judiciário que incluam os assistidos no mercado de trabalho.

Modelo Apac

A Apac é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O objetivo é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Com isso, é possível evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o detento se recuperar.

Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.



Últimas