Centro Integrado de Atendimento e Despacho em Minas celebra 15 anos

Cerimônia contou com a participação de servidores da PMMG, PCMG e CBMMG e teleatendentes do Ciad

  • ícone de compartilhamento

Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e das forças de segurança mineiras comemoraram, nessa terça-feira (10/12), 15 anos do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad). Na Cidade Administrativa, a cerimônia aconteceu no local onde funcionam as comunicações operacionais da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, realizadas por meio dos números 190, 197 e 193, respectivamente.

Crédito: Dirceu Aurélio / Sejusp

A integração, instituída em 2004, possibilitou a melhoria dos processos de teleatendimento e de despacho de viaturas das três instituições de segurança, assim como o intercâmbio de informações entre elas e a liberação de efetivo policial.

O resultado é maior qualidade e agilidade no serviço prestado à população. Desde a sua criação, o Ciad recebeu mais de 87 milhões de ligações, registrando uma média de 5,8 milhões de telefonemas por ano, 487 mil por mês e 16 mil chamadas diárias.

Em julho de 2018, deu-se início à migração da Ciad para a Cidade Administrativa. Com isso, o teleatendimento teve expansão de 61 para 82 cabines atuais. Além disso, o número de cabines de despacho subiu de 31 para 48. O centro atende às Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 1, 2 e 3, contemplando as regionais de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano. Ao todo, são contabilizados 43 municípios amparados

Durante a cerimônia, servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e teleatendentes do Ciad foram homenageados e receberam certificados pelo trabalho prestado.

Sinergia

Na solenidade, o diretor de Apoio Operacional da Polícia Militar, coronel Alexandre Magno, que representou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovane Gomes da Silva, ressaltou os avanços do Centro Integrado nos últimos anos.

"Tive a oportunidade de conhecer outras organizações policiais pelo Brasil e posso garantir que a estrutura do Ciad, no prédio Alterosas, não deve em nada às demais instituições policiais e de bombeiros pelo país. O grande diferencial que percebo no nosso sistema é o ambiente de sinergia em que convivemos", afirma Magno.

De maneira semelhante, o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, general Nilton Moreno, destacou a importância dos esforços empenhados pelo Ciad.

"Trago uma mensagem do nosso secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, para honrar os integrantes de nossas forças de segurança e nossos atendentes pelos serviços que prestam à população mineira. O sonho começou lá atrás, em 2003, a partir de um decreto próprio que instituiu duas estruturas similares, realizadoras de um trabalho diferenciado e anônimo: o próprio Ciad, que hoje comemoramos, e o nosso Centro Integrado de Defesa Social", salientou Moreno.

Também participaram do evento o chefe do Centro de Operações de Bombeiro Militar, tenente coronel Giancarlo Augusto de Paula, em nome do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo; e o superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, delegado-geral Ivan José Lopes, representando o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto.



Últimas