Chamada da Fapemig vai otimizar desenvolvimento de pesquisas em todo o estado

Programa de apoio a instalações multiusuários promove compartilhamento de estruturas e trabalho colaborativo

  • ícone de compartilhamento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou, nesta terça-feira (25/1), a chamada 02/2022 “Programa de Apoio a Instalações Multiusuários – Apoio a redes de compartilhamento de equipamentos e instalações de pesquisa”. Serão destinados R$ 20 milhões para os projetos aprovados, sendo que cada proposta pode solicitar até R$ 2 milhões.

O objetivo da chamada é apoiar o funcionamento de instalações multiusuários existentes nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais e/ou induzir o seu compartilhamento para o apoio a pesquisas em desenvolvimento. Espera-se, com isso, estimular a cooperação entre pesquisadores e instituições e reduzir o custo de uso e manutenção das infraestruturas de pesquisa já instaladas.

“No cenário de escassez de recursos vivenciado por nossas instituições científicas, tecnológicas e de inovação, apoios como o da Fapemig contribuem para redução de custos de manutenção das infraestruturas de pesquisa das nossas ICTs, imprescindíveis para a promoção do tripé ciência-tecnologia-inovação", comenta a assessora da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cynthia Mendonça Barbosa.

A chamada, na íntegra, pode ser acessada aqui. O prazo para submissão de propostas segue até 11/4/2022. Dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco.

Trabalho colaborativo

Como destaca Cynthia Barbosa, o incentivo ao trabalho colaborativo é o diferencial da iniciativa. “Buscamos induzir a colaboração entre pesquisadores, ICTs e empresas por meio do uso compartilhado de infraestrutura e equipamentos e, ao mesmo tempo, induzir a utilização otimizada de recursos, especialmente os recursos financeiros”, diz.

É a segunda vez que a fundação lança chamada do Programa de Apoio a Instalações Multiusuários: a primeira foi divulgada em 2019 e teve resultado positivo com 60 propostas submetidas e 28 aprovadas, como pode ser conferido aqui. Oito ICTs sediadas em Minas foram beneficiadas. O retorno favorável motivou a nova edição.

 



Últimas