Chuvas no Vale do Jequitinhonha afetam cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais

Emater-MG trabalha no levantamento de informações sobre a situação da região

  • ícone de compartilhamento

As fortes chuvas dos últimos dias causaram danos na agropecuária da região do Vale do Jequitinhonha. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta e indiretamente.

O prejuízo afetou 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

“Os que estamos vendo aqui na região são inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e de corte, culturas e pequenos animais. Esse primeiro levantamento foi feito por extensionistas da unidade regional da Emater-MG em Almenara.

Segundo a gerente regional da empresa, Lucianara Guimarães Miranda, “as informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”.
 



Últimas