Ciência em Movimento retoma exposições presenciais 

Coqueiral, no Sul de Minas, será a primeira cidade neste ano a receber as ações de popularização da ciência 

  • ícone de compartilhamento

As ações de popularização da ciência, desenvolvidas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), serão retomadas agora com o arrefecimento da pandemia de covid-19 no estado. A primeira cidade de Minas a receber o Programa Ciência em Movimento será Coqueiral, localizada no Sul de Minas, distante 275 quilômetros da capital mineira. A Funed também reinicia as capacitações de profissionais de saúde, porém ainda no formato virtual. 

Segundo Giselle Cotta, chefe do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência da Funed, a ideia é dar continuidade, de maneira presencial, às importantes ações de popularização da ciência, após a pausa das ações itinerantes. 

A primeira exposição presencial do Ciência em Movimento em 2022 vai acontecer de 14 a 18/3, na quadra Poliesportiva Municipal Aureliano Chaves de Mendonça de Coqueiral, e será voltada a alunos e professores das escolas da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, além dos demais interessados. 

Giselle Cotta explica que o programa está voltando com uma proposta minimalista, na qual é possível explorar mais e melhor cada objeto exposto. “Dessa forma, será possível otimizar o tempo de visitação à exposição. Em função da necessidade de isolamento social, a estrutura de dentro do caminhão não será usada. A exposição será montada em uma quadra esportiva, ocupando um total de 200 metros quadrados. Também levaremos novos jogos pedagógicos e materiais expositivos”, conta. 

Treinamentos 

A chefe do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência da Funed explica ainda que, como o momento atual ainda exige cuidados, os treinamentos dos agentes de saúde locais serão mantidos no modelo remoto e vão acontecer nos dias 9 e 10/3. “Isso vai evitar a aglomeração desses profissionais e também proporcionar que outros interessados participem das capacitações. O interessante é que esse material também seja  disponibilizado  para consultas posteriores no canal do YouTube da Funed”, afirma. 

No treinamento, os agentes de saúde, de zoonoses e demais interessados de Coqueiral, conhecerão um pouco mais sobre arboviroses, abelhas, serpentes e aracnídeos. O conteúdo será oferecido por profissionais especializados na Funed. 



Últimas