Com apoio do Estado, Nova Lima amplia pontos de vacinação contra a dengue
Mais de 11,5 mil pessoas já receberam a dose única, o que representa 18,1% do público-alvo; além das UBS, município conta com vacimóveis e drive-thru
No último sábado (17/1), Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciou uma grande mobilização contra a dengue. Até esta quarta-feira (21/1), 11.581 pessoas já receberam doses da nova vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, o que representa cerca de 18% do público-alvo do município.
A estratégia, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), busca alcançar ao menos 50% da população elegível ainda neste mês.
A vacina, 100% nacional e de dose única, é oferecida a moradores de 15 a 59 anos, faixa etária definida pelo projeto-piloto em andamento no município. Além das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a campanha inclui ações itinerantes e pontos alternativos, com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar rapidamente a cobertura.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a iniciativa permitirá medir, na prática, o impacto da vacinação na redução dos casos da doença. “A vacinação em Nova Lima é um projeto importantíssimo para medirmos a redução do número de casos”, afirma.
A secretária municipal de Saúde, Alice Neto, reforça a importância de que quem ainda não se vacinou procure os pontos de atendimento. “A vacina é segura, passou por anos de estudos e toda a nossa equipe está preparada para orientar a população. Quanto mais pessoas vacinadas, maior a proteção coletiva contra a dengue”, destaca.
Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 64 mil doses, suficientes para atender toda a população elegível do município, em uma estratégia piloto que permitirá testar a logística e subsidiar a futura ampliação da vacinação em outros municípios.
Ampliação com drive-thru e vacimóveis
Para ampliar o alcance da vacinação, Nova Lima vai contar com pontos alternativos que facilitam o atendimento, como o drive-thru e os vacimóveis, veículos adaptados como salas de vacina itinerantes.
No sábado (24/1), o drive-thru da vacinação contra a dengue funcionará das 9h às 14h, na Rua Mississipi, ao lado do supermercado, no bairro Jardim Canadá, permitindo que a população seja vacinada sem sair do carro.
No mesmo dia, quatro vacimóveis estarão em operação, das 9h às 16h, nos seguintes locais:
• Base de Saúde do Alphaville;
• Base Integrada de Segurança Pública da Vila da Serra (Alameda Oscar Niemeyer, número 1.267);
• Rua Pedro Américo, esquina com Rua Poços de Caldas, no bairro Água Limpa (ponto final da Via Ouro);
• Espaço Cultural José Arcênio Perdigão, Rua Viana, número 134, em Honório Bicalho.
• Como reforço, o Estádio Municipal Castor Cifuentes, campo do Villa Nova, também terá vacinação neste sábado (24/1), das 8h às 17h.
Atendimento ampliado nas UBS
As UBS de Nova Lima, além das salas de vacina, estão preparadas para atender pessoas de 15 a 59 anos, público definido pela estratégia. O município mantém também vacimóveis itinerantes em pontos estratégicos, além de ações em sistema drive-thru e vacinação extramuros, como em empresas e espaços públicos.
As Unidades Básicas de Saúde funcionam com horário ampliado ao longo de todo o ano para vacinação.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, atendem as UBS Bicalho, Nossa Senhora de Fátima, Canadá 2 e Paula Fernandes.
A UBS Cristais funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, e nos fins de semana e feriados, das 7h às 17h.
A UBS Cabeceiras atende às terças-feiras das 7h às 20h e, nos demais dias, das 7h às 17h.
A UBS Chácara Bom Retiro funciona às quartas-feiras das 7h às 20h e, nos outros dias, das 7h às 17h.
Às quintas-feiras, das 7h às 20h, e nos demais dias das 7h às 17h, funcionam a UBS Cascalho e as salas de vacina Municipal e Regional Norte, no Shopping Serena Mall.