Competições dos Jogos Escolares de Minas Gerais movimentam Uberlândia

Abertura oficial do evento, que reúne 6,5 mil estudantes-atletas, foi realizada na noite de terça-feira (30/7)

Milhares de pessoas participaram, nesta terça-feira (30/7), da abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), no município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Considerado o maior evento esportivo-social do país, o Jemg reúne aproximadamente 6,5 mil estudantes-atletas de 1.091 escolas públicas e particulares de todo o estado que buscam a tão sonhada medalha de ouro em diversas modalidades de esportes.

A solenidade aconteceu no estádio Parque do Sabiá, onde as 267 delegações desfilaram no gramado. As competições, que se estendem até o próximo sábado (3/8), são promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das disputas, das quais participaram jovens de 12 a 17 anos, fica a cargo da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Participam desta etapa os classificados na fase regional, estudantes-atletas das modalidades individuais e paraolímpicas, e representantes de Belo Horizonte e do próprio município de Uberlândia. Ocorrerão competições nas modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol de 7, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os campeões do Jemg também representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares.

Solenidade

O grande momento da noite foi o ritual do acendimento da tocha olímpica, que foi conduzida no ginásio pela estudante-atleta Aline Segato Mestri, do Colégio Nacional de Uberlândia. “Essa experiência foi uma novidade. Me chamaram para participar e eu achei muito legal. O Jemg proporciona muitas oportunidades, abre muitas portas. Já é o meu quinto ano e gosto muito de participar”, ressaltou a jogadora de voleibol, integrante da seleção mineira sub-17.

“É emocionante carregar o nome da minha cidade. Meu último ano de Jemg e é muita emoção. Não sei viver sem isso aqui. Chego a me emocionar ao falar do Jemg”, disse Karolaine Nogueira, representante da Escola Estadual João de Almeida, do município de Jesuânia, que deixou uma dica para quem está começando agora nas competições: “Quem está começando, deve investir muito. Faz muito bem para sua vida social. Você conhece muita gente, ocupa muito a cabeça e só quer saber de jogar e jogar”.

Durante pronunciamento na solenidade de abertura da fase final do Jemg, o subsecretário de Esportes da Sedese, o ex-jogador José Francisco Filho, o Pelé, desejou boa sorte aos participantes, com a bagagem de quem já viveu a emoção de representar o estado em várias competições.

“Agradeço ao nosso governador Romeu Zema por acreditar no esporte. Já estive deste lado e a mensagem que deixo para vocês é que tenham disciplina, raça e determinação. Obedeçam técnicos e pais. Mesmo que não chegue a ser um grande atleta, o esporte vai deixar um legado para o resto da vida, que é a socialização e disciplina”, enfatizou.

Já o secretário-adjunto da SEE, Edelves Rosa Luna, destacou o papel da Educação na vida dos jovens. “É para vocês que organizamos os Jogos Escolares de Minas Gerais. Acreditamos na meritocracia que o esporte promove. Acreditamos também que o esporte é capaz de educar para as regras e boa convivência social. Agradeço aos servidores das Superintendências Regionais de Ensino de todo o estado, os professores, diretores e também aos pais dos estudantes. Alcançamos o número recorde de participantes, principalmente porque há confiança das famílias e também de todo o sistema de ensino do Estado. Joguem bastante, divirtam-se e levem para cidade de vocês as boas experiências aqui colhidas”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; o presidente da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), Éverson Ciccarini; o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes; o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Baiano; além do diretor da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Édson Zanatta; e o representante da Superintendência de Ensino (SRE) de Uberlândia, Marcel Martins.

Legado

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante, bem como estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

Neste ano, os Jogos Escolares de Minas Gerais tiveram recorde de municípios inscritos, alcançando 839 cidades, o que representa 98% dos 853 municípios do Estado. Em 2008, foram 835.

Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.

Todas as informações como tabelas, programações e resultados podem ser acompanhadas no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.