Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais reconhece iniciativas inovadoras no sistema de controle interno mineiro
Prêmio Destaques do Controle valoriza agentes públicos e trabalhos que contribuem para o avanço do controle no estado e nos municípios
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) reconheceu as iniciativas vencedoras do 6º Prêmio Destaques do Controle. A cerimônia de premiação, realizada quarta-feira (17/12), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, visa valorizar instituições e trabalhos que promovem o fortalecimento da gestão pública e do controle interno no estado de Minas Gerais.
A iniciativa, realizada anualmente pela CGE desde 2020, registrou recorde de inscrições nesta edição, com mais de 60 iniciativas submetidas. Outra novidade de 2025 é que, além de contemplar órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, o prêmio trouxe categoria inédita voltada às iniciativas desenvolvidas pelas unidades centrais de controle interno dos municípios mineiros.
A controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, destacou o significado do prêmio como instrumento de valorização dos agentes públicos e do fortalecimento dos controles. “Nosso intuito é celebrar pessoas, equipes e iniciativas que fazem do controle interno um instrumento vivo, capaz de gerar resultados concretos, promover a integridade, fortalecer a gestão pública e produzir impacto real na vida do cidadão mineiro”, afirmou.
“Mais do que premiar, essa ação é também uma expressão de celebração às boas ideias e à inovação e, acima de tudo, de integração entre Estado, órgãos, entidades e municípios”, concluiu.
Vencedores
Ao todo, foram premiadas oito iniciativas e seis agentes públicos. Na categoria “Governança e Controle”, destinada aos órgãos e entidades estaduais, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi premiada pelas iniciativas “Núcleo de Integridade e Responsabilização do Fornecedor” e “Sistema InPacto & Pacto”. A Advocacia-Geral do Estado (AGE) também foi reconhecida pelo projeto “Sistema Integrado de Gestão de RPVs”.
Já na categoria “Talentos do Controle”, voltada para a CGE, órgão central, e suas unidades descentralizadas, foram premiados os trabalhos “Manual Digital de Apuração de Ilícitos Administrativos”, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da CGE, e “Educar para prevenir: Capacitação Correcional Descentralizada nas Escolas”, elaborado pela Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Também foram premiados agentes públicos da CGE e das controladorias setoriais e seccionais por sua atuação de destaque.
Controle interno municipal
Na categoria “Controle Interno Municipal”, foram premiadas as iniciativas “Projeto Parcerias Seguras”, “Gestão Ágil Municipal” e “Criação do Programa Permanente de Guias Rápidos Orientativos”, desenvolvidas pelas controladorias municipais de Itabirito, Ouro Branco e Oliveira, que conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugares.
A categoria, inédita, tem como objetivo valorizar experiências exitosas dos municípios integrantes do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG).
O evento também marcou o encerramento do ciclo da CGE à frente da gestão do Coneci-MG, que passará a ser presidido pelas controladorias dos municípios de Uberaba e Contagem.
Na ocasião, o controlador-adjunto do Estado, Igor Martins da Costa, reforçou o compromisso institucional da CGE com o trabalho em rede junto aos municípios mineiros. “A CGE seguirá como membro do Conselho, empenhada em modernizar e fortalecer o controle interno em Minas Gerais, por meio da cooperação técnica, do compartilhamento de informações, da articulação entre as unidades de controle e de iniciativas como o Prêmio Destaques do Controle”, declarou.
Programação
A programação do evento contou com palestra da consultora e gestora em saúde Shirley Berti, que trouxe reflexões sobre engajamento, propósito e alinhamento entre valores pessoais e a atuação no serviço público. A cerimônia também contou com apresentações da Orquestra Jovem das Gerais e da Banda da Polícia Penal do Estado de Minas Gerais.