Copasa abre inscrições para artistas criarem murais em Frutal e Pompéu por meio do projeto Artes das Águas  

Segunda etapa do projeto seleciona artistas locais até 30/8 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Arte nas Águas de Minas, patrocinado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O edital vai selecionar quatro artistas locais, dois em Frutal e dois em Pompéu, que assinarão murais nas sedes da companhia, unindo arte urbana e educação ambiental. As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 de 30/8 por meio deste formulário.

Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Appa - Cultura & Patrimônio, o projeto  Arte nas Águas de Minas é patrocinado pela Copasa e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Tema

As obras serão guiadas por reflexões sobre a necessidade vital da preservação da água, reforçando a mensagem da Copasa sobre a importância desse bem coletivo e finito.

Além da criação dos murais, a Copasa apoia a realização de oficinas gratuitas de arte urbana em cada município participante, promovendo a interação do público com os artistas e o aprendizado de técnicas visuais. O projeto já inaugurou murais em Brasília de Minas e, em novembro, chegará a Belo Horizonte para uma exposição final que reunirá obras de todos os artistas envolvidos.

"A arte tem o poder de comunicar de forma universal. Ao apoiar suas diversas linguagens, amplificamos a mensagem de que a água é um bem coletivo, mas finito. Esses murais são mais do que intervenções estéticas; são ferramentas de educação ambiental que reforçam nosso vínculo com as comunidades. A nossa atuação vem no sentido de aliar impacto visual e conteúdo transformador, tornando os reservatórios espaços vivos de diálogo sobre a sustentabilidade", disse Cleyson Jacomini, diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa.

Parceria 


A parceria entre a Copasa e a APPA - Cultura & Patrimônio é fundamental para o sucesso do Arte nas Águas de Minas. Xavier Vieira, presidente da APPA, reitera o potencial transformador do projeto, destacando seus principais desdobramentos.

“A segunda etapa do Arte nas Águas de Minas vem chancelar a importância do projeto como fomentador de transformação social, ambiental e cultural para a sociedade. Além disso, vem reforçar nossa parceria com a Copasa, e contribuir para seu vínculo com as comunidades do entorno de seus reservatórios, que podem desfrutar de uma galeria a céu aberto, que reflete sobre temas caros ao cenário contemporâneo”. A primeira edição do projeto, entre outubro de 2024 e março de 2025, já havia criado murais em outras seis cidades mineiras, demonstrando o impacto duradouro da iniciativa patrocinada pela Copasa. 

 



Últimas