Copasa atua na limpeza da nascente Francisco Duarte, em Araxá

Companhia também esteve na região para coleta de amóstras de água para análise e panorama de qualidade

A Copasa participou, no sábado (18/3), em Araxá, no Alto Paranaíba, de um dia de limpeza na nascente Francisco Duarte. A ação teve como finalidade cuidar da natureza e incentivar a população a abraçar cada vez mais as causas relacionadas à proteção ambiental.

Os trabalhos começaram a partir das 8h. Além de representantes da Copasa, - e dos integrantes da Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa) e de membros do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), promotores do evento, - a população araxaense também se uniu à mobilização, e a prefeitura municipal forneceu mão de obra e um caminhão para remoção do lixo.

“A companhia não podia deixar de apoiar esta iniciativa, realizada como forma de comemorar o Dia Mundial da Água. Água e meio ambiente estão intimamente relacionados. Quando nos propomos a retirar o lixo desta área, estamos contribuindo para a conservação da nascente, com a expansão da flora, da fauna e zelando para que as gerações atuais e futuras tenham acesso aos recursos naturais”, pontuou o integrante da equipe socioambiental da Copasa, Lucas Cardoso.

Ele reforçou, também, que as atividades também estão em conformidade com o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, e também com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unias (ONU).

Em ação

Durante toda a manhã de sábado, os participantes percorreram uma área de 20 mil metros quadrados e recolheram cerca de 20 sacos de lixo, entre copos plásticos, garrafas pet, embalagens de alumínio, televisores, partes de móveis e outros objetos lançados irregularmente no local. A Copasa ainda disponibilizou água fresca para maior conforto dos participantes durante o evento. A Comipa forneceu cerca de 50 mudas nativas, como ipês de variadas cores, angicos, flamboiãs, entre outras.

A analista ambiental, Juliana de Fátima Silva, representante do IPDSA, classificou como fundamental essa ação pontual, que tem um grande simbolismo alusivo à data de 22/3.

“Atividades como essa devem ser fomentadas continuamente por todos os entes envolvidos, poder público, privado e comunidade. Acredito que ações como essa possuem a capacidade de incentivar e mobilizar a população a cuidar cada vez mais do meio ambiente que o cerca, seja no perímetro urbano ou rural. É importante demonstrar que o meio ambiente em si é de todos, e sendo assim é responsabilidade de todos a sua conservação contínua”, concluiu.

Para o engenheiro ambiental da Comipa, Gustavo Valeriano Batista, atividades desse caráter merecem todo o suporte. “Estes eventos são muito importantes para que essas informações sejam disseminadas. É somente através do conhecimento que iremos conscientizar as pessoas para as questões ambientais que vêm acontecendo em todo o mundo”, afirmou.

Participação da Copasa

Além da mobilização, a Copasa também esteve no local na sexta-feira (17/3), oportunidade em que coletou amostras de água da nascente para realização de análise. Os resultados deverão ficar prontos nos próximos dias. A nascente não é afluente dos mananciais que a empresa usa para o abastecimento da cidade, mas a avaliação permitirá aos envolvidos ter um panorama sobre a qualidade da água no referido ponto.

A atuação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais nesta mobilização se deu a partir do 'Programa de Voluntariado Corporativo: Voluntários da Copasa', desenvolvido em 2020 com a proposta de transformar a realidade dos beneficiários das ações e agregar valor ao saneamento. As atividades desenvolvidas pelo programa têm foco no negócio da Copasa e alinhamento com a Agenda ESG.

É a primeira vez que a ação voluntária é promovida pela empresa na terra da Dona Beija, mas o resultado foi tão positivo que a Companhia já almeja estar presente em outros eventos e em novas oportunidades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Agenda ESG

O Programa de Voluntariado integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.