Copasa avança com obras de ampliação de abastecimento de água em Pouso Alegre
Intervenções concluídas já somam mais de 70% das obras e incluem o início de operação da primeira ETA do Chapadão
A Copasa avança nas obras de ampliação e melhorias do Sistema de Abastecimento de Água de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Até o momento, mais de 70% dos serviços previstos já foram executados, com destaque para a conclusão e início de operação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chapadão, com capacidade de 100 litros por segundo.
Além da nova ETA do Chapadão, já foram concluídas outras ações importantes, como a implantação de mais de 23 mil metros de adutoras de água tratada e 1,6 mil metros de adutora de água bruta, ampliando a eficiência no transporte de água entre os sistemas produtores.
Também foram substituídos 4 mil metros de redes de distribuição e instalados novos reservatórios em diferentes pontos da cidade. As interligações do Chapadão com os bairros Jardim Aeroporto, Morumbi, Jacarandá, Faisqueira, CDI (Distrito Industrial), São João III e Santa Bárbara também já estão finalizadas.
O conjunto de obras, que soma mais de R$ 69 milhões em investimentos atualizados, está previsto para ser concluído em abril de 2027. Além de reforçar a infraestrutura já existente, a Copasa também estuda uma nova expansão para atender ao crescimento do setor industrial do município.
Obras em andamento
As frentes de trabalho continuam ativas em diversos bairros, em toda a cidade, com a implantação de novas adutoras, melhorias em unidades de bombeamento e construção de reservatórios. Ao todo, sete novos reservatórios estão em construção e vão acrescentar 6,2 milhões de litros à capacidade de armazenamento de água da cidade, que passará a totalizar 24,7 milhões de litros, um aumento superior a 33% em relação ao volume atual.
Também estão em andamento as obras da segunda ETA do Chapadão, cuja ordem de serviço já foi assinada, com previsão de entrega em 2026. Quando finalizado, o sistema terá sua capacidade de produção aumentada de 80 litros por segundo para 300 litros por segundo, beneficiando diretamente cerca de 140 mil moradores.
O gerente de Projetos da Copasa, Edval Fortes, ressaltou o avanço das frentes de trabalho e a relevância técnica das intervenções. “Estamos implantando uma infraestrutura robusta, que inclui novas adutoras, reservatórios e estações de tratamento. É um projeto complexo, planejado para dar mais eficiência ao sistema e garantir que a produção, reservação e distribuição de água acompanhem o ritmo de crescimento da cidade”, explicou.
Compromisso com a população
Segundo o gerente regional da Copasa, Joab Borges, as obras representam um marco para o futuro do abastecimento em Pouso Alegre. “Muito em breve a cidade terá maior segurança hídrica, reservação reforçada e a garantia de água tratada com qualidade e regularidade para todos”, destacou.
O superintendente de Operações na região Sul, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, reforçou o caráter estratégico do investimento. “Essas obras preparam Pouso Alegre para o presente e para o futuro. Estamos ampliando a capacidade do sistema de abastecimento para atender a população e também os novos empreendimentos que chegam ao município. A Copasa reafirma, assim, seu compromisso de estar ao lado da cidade em seu desenvolvimento”, concluiu.