Copasa comemora Dia Mundial da Água até 31/3 

Companhia realiza palestras, visitas guiadas e outras ações, em todo o estado, em defesa da preservação do recurso

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) segue a agenda de comemorações pelo Dia Mundial da Água até 31/3.

Entre as atividades estão palestras, exposições, visitas a nascentes e tour por unidades da companhia.  Até o fim da programação estima-se que cerca de 2 mil pessoas serão impactadas pelas ações.   

Temas como o consumo consciente da água estão na programação das palestras. “Falamos sobre a relação entre os cuidados com a natureza e a segurança hídrica das gerações atuais e futuras. Também como o saneamento básico promove bem-estar e qualidade de vida para a população e ainda estimula o desenvolvimento econômico dos municípios, além de contribuir para a expansão da flora e da fauna”, ressaltou o assistente socioambiental Daniel Rabelo. A apresentação foi acompanhada por professores e alunos da Escola Estadual João Brandão, em Varjão de Minas.

Visitas

Em Araxá, docentes e discentes da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (CAIC), Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira (Polivalente) e Escola Estadual Loren Rios Feres, juntamente com integrantes da Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa) e de membros do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa na cidade para entender o processo de tratamento ao qual a água é submetida antes de chegar às casas.  

Outras atividades foram realizadas em municípios como Santa Vitória e Patos de Minas, entre outros.   

Superintendente da Copasa na Unidade de Negócio Oeste (Unoe), Cristiane Carneiro anunciou a construção do Centro de Educação Ambiental (Ceam) de Patos de Minas. " A previsão é a de que a abertura das propostas ocorra em 11/4. A Copasa destinará mais de R$ 3,7 milhões para execução do projeto, que vai contribuir para um futuro mais sustentável”, disse.    

Próximas ações 

Muitas atividades ainda estão previstas. Nestas quinta e sexta-feira (23 e 24/3) serão realizadas palestras na Escola Estadual Lindolfo Bernardes, em Conquista. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Patos de Minas realizará tour pela sede da Copasa local.  Haverá apresentação ministrada no Programa para Menores (Promen), em Carmo do Paranaíba. E em João Pinheiro, grupo formado pela Copasa, em parceria com o Colmeia local, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar de Meio Ambiente, fará visita à microbacia do Ribeirão dos Órfãos.  

No domingo (26/3) o Colmeia Araxá promoverá caminhada e passeio ciclístico em celebração à Semana da Água. Na oportunidade, a Copasa promoverá blitz educativa com os participantes, com foco no consumo consciente. 

Nos dias 27, 28 e 29/3, a palestra será para as crianças das unidades da Escola Carequinha, em Patos de Minas.

Também assistirão a uma palestra os alunos das escolas de Tapiraí e de Cachoeirinha (29/3).  

Fechando a programação, em 31/3, alunos da Escola Estadual Antônio Atanásio, em Carmo do Paranaíba, assistirão à apresentação e visitarão as unidades da empresa na cidade. 

Anualmente, com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente responsáveis, a Copasa comemora o Dia Mundial da Água (22/3). As celebrações alusivas à data vão ao encontro do propósito da companhia, de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.  



Últimas