Copasa entrega sistema de captação e armazenamento de água da chuva em escolas

Propósito é incentivar o consumo consciente e contribuir para a preservação dos recursos hídricos

Um novo sistema de captação e armazenamento de água da chuva foi construído pela Copasa nas escolas estaduais Emília Cabral Mota, em Ipaba; Frei Marcelino De Milão, em Iapu; e Vitalino de Oliveira Ruela, em São João do Oriente.

Na entrega das obras, avaliadas em R$ 169 mil, a Copasa realizou fiscalizações técnicas nas novas estruturas e diretores das escolas assinaram o termo de recebimento dos equipamentos.

Em outubro, serão entregues as estruturas das escolas municipais Francisco Gonçalves de Britto de Belo Oriente e Professora Maria das Dores Gomes de Souza de Novo Cruzeiro. As instalações foram realizadas por meio de ações desenvolvidas pelo Chuá Socioambiental, ganho social para as escolas contempladas com o selo “Escola Amiga do Meio Ambiente”, iniciativa da Copasa que visa educação ambiental para a preservação do meio ambiente.

Economia

Cada uma das estruturas comporta até 15 mil litros de água captadas pela chuva, que poderá ser utilizada para fins de limpeza, hortas/jardinagem e descargas sanitárias. A ação fará parte do projeto pedagógico de educação sanitária e ambiental, servindo de estímulo à reflexão sobre o ciclo da água e sobre a bacia hidrográfica, a saúde e o saneamento, que configuram a temática do Chuá.

A integrante da equipe socioambiental Regina Magda de Sá explicou os benefícios das cisternas. “É muito importante para a escola, pois cria meios de conscientizar não só os alunos, mas também a comunidade escolar, com maneiras simples e criativas, de reduzir consumo e os impactos ambientais”.

O programa Chuá Socioambiental é focado na promoção de atividades de sustentabilidade, alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e cuidados com os recursos hídricos e com o meio ambiente, para a construção de gerações mais responsáveis.