Copasa inicia obras de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto de Frutal
Intervenções beneficiarão cerca de 60 mil pessoas
A Copasa está investindo mais de R$ 9 milhões para ampliar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Frutal, no Pontal do Triângulo. As obras começaram no fim de outubro deste ano e têm previsão de conclusão para junho de 2026, beneficiando cerca de 60 mil moradores.
O investimento permite o desassoreamento das lagoas anaeróbias. Nesse processo serão removidos 8,5 milhões de litros de lodo, que é o resíduo sólido gerado durante o tratamento é retirado das unidades que utilizam microrganismos para remover a matéria orgânica do esgoto.
À frente da Gerência de Expansão Centro-Oeste da Copasa, Fabrício Rezende explicou o andamento dos trabalhos. “As atividades demandam a utilização de máquinas pesadas e equipamentos específicos. O lodo removido será estocado em recipientes denominados bags. Posteriormente, será encaminhado para descarte em local adequado”, afirmou.
Para o gerente regional Júlio Cézar Silva, as atividades reforçam o compromisso da companhia com a população. “Com a retirada dos sedimentos, a lagoa recupera sua capacidade total de armazenamento, nos permitindo atender à sede do município mesmo em caso de expansão. Também otimiza a operação, evitando obstruções das tubulações nas saídas das lagoas”, disse.
Para o gestor de Tratamento de Esgoto, Renato Carvalho, as intervenções trazem diversos benefícios. “O desassoreamento possibilita que o efluente fique menos tempo nas lagoas, mas tenha uma qualidade de tratamento igual ou superior à atual, evidenciando a eficiência do processo. Também favorece a redução de possíveis odores no local”, pontuou.
A Copasa está em Frutal desde 1976, quando assumiu o sistema de abastecimento de água. Em 1985, iniciou a operação do sistema de esgotamento sanitário. Com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo, a ETE recebe efluentes de 27.321 imóveis.