Copasa inicia obras de R$ 8,6 milhões em Três Corações para incrementar tratamento de esgoto
Mesmo já tendo atingido a universalização do saneamento, Companhia segue investindo para garantir mais qualidade de vida e preservação ambiental
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou nessa quinta-feira (28/8) obras estratégicas de ampliação e adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Três Corações, no Sul de Minas. Mesmo já tendo atingido, antes do prazo, a meta do Novo Marco Regulatório — 90% do esgoto coletado e tratado até 2033 — a companhia segue investindo no município para garantir ainda mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.
Com investimentos superiores a R$ 8,6 milhões e previsão de conclusão até dezembro de 2026, as obras incluem melhorias no interceptor Rio do Peixe, com a implantação de mais de 3.600 metros de tubulação, ligando o bairro Alterosa à unidade de bombeamento do bairro Santana.
O projeto também prevê a construção de três novas unidades de bombeamento de esgoto, sendo duas de alteamento (utilizadas para bombear o esgoto das partes mais baixas para as mais elevadas), nos bairros Odilon Resende e Parque São José, e uma – de esgoto bruto - no sistema prisional de Três Corações.
Essas intervenções irão garantir mais eficiência e sustentabilidade ao sistema de esgotamento sanitário do município.
Benefícios diretos
Além do presídio, onde serão beneficiados mais de 1.200 internos e cerca de 100 funcionários, essas obras também beneficiarão mais de 20 mil moradores na região dos bairros Jardim Belo Horizonte, Alterosa, Odilon Resende, Vilas Boas, Parque São José, Santana e Jardim das Hortênsias.
As obras de melhorias no interceptor de esgoto Rio do Peixe ampliarão a capacidade de transporte de esgoto até à unidade de tratamento, eliminando a sobrecarga das redes coletoras e, por consequência, pontos de extravasamentos, proporcionando impactos ambientais positivos e melhorando a qualidade visual e hídrica da cidade.
Já em relação ao presídio, a nova unidade de bombeamento contará com um moderno sistema de trituração, projetado para garantir maior eficiência e preservar a durabilidade das bombas, considerando as características específicas do esgoto coletado no local.
Também será instalado um grupo gerador de energia elétrica, que permitirá manter a estação em funcionamento mesmo em situações de interrupção no fornecimento de energia, assegurando a continuidade do serviço. Com isso, a Companhia vai garantir um tratamento adequado dos efluentes, assegurando condições sanitárias ideais, cumprimento das exigências legais e proteção do meio ambiente.
O superintendente de Operações Sul da Copasa, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, falou sobre a importância dessas obras. “Esse trabalho vem assinalar o compromisso contínuo da companhia com Três Corações. Mesmo com a meta de universalização já alcançada, seguimos investindo para que a população tenha saúde, dignidade e serviços cada vez mais eficientes”.
O gerente regional da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro, também destacou os benefícios para a população. “Os investimentos, tanto no presídio quanto nos bairros, promovem ganhos diretos para toda a comunidade. São ações que reforçam a Copasa como parceira do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida em Três Corações”, concluiu.