Copasa investe mais de meio milhão em ações de preservação ambiental no Noroeste de Minas

Investimentos beneficiam o entorno de reservas localizadas na microbacia do Ribeirão Santa Izabel, que abastece o município de Paracatu

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo mais de R$ 540 mil na construção de 22 quilômetros de cercas no entorno de reservas ambientais localizadas na microbacia do Ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece Paracatu, no Noroeste de Minas. O objetivo da ação é preservar a natureza, proporcionar segurança hídrica e promover o acesso ao meio ambiente às gerações atuais e futuras.

O recurso é proveniente do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de bacias hidrográficas. Iniciada em 3/10, a estimativa é a de que a primeira parte dos serviços - com a construção de 16 quilômetros de cercas - seja concluída até o fim deste mês de outubro. 

Com este cercamento, uma média de 15 nascentes serão protegidas. De acordo com Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste (USAO), responsável por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de cercamento em Paracatu diariamente, “a construção favorece o isolamento das áreas verdes para a recuperação das matas ciliares, pois evita que animais de grande porte pisoteiem nascentes. Também previne o assoreamento de cursos d’água, aumenta o poder de infiltração da chuva no lençol freático e consequentemente o volume das nascentes, e até mesmo contribui para a melhoria do clima, além de favorecer a  produção de alimentos para a fauna silvestre, beneficiando todo o ecossistema”, ressaltou. 

Exemplo

Com as atividades, a fazenda Dobeiras também foi contemplada. O proprietário, Odimar Sousa Gonçalves, de 61 anos, considera a mobilização um ganho para todos. “Não tenho dúvidas de que o cercamento das nascentes vai contribuir para a preservação a longo prazo”. Ele já pôde ver na prática os benefícios do Pró-Mananciais. “Há alguns anos fizeram bolsões e curvas de nível perto de represas que tenho na propriedade. Antes, elas secavam, mas depois das intervenções ganharam vida”, ressaltou ele, explicando que, apesar da diminuição do volume, atualmente os lagos não secam em período de estiagem. 

De acordo com Fauster Bernardes, há previsão para realizar mais cercamentos no município ainda este ano. “A previsão é construir mais 6 quilômetros de cercas em duas propriedades vizinhas e pode ser que uma terceira também seja incluída. Estivemos em uma dessas fazendas no início do mês, onde reduzimos a incidência de erosões e contribuímos para proteger as nascentes do carreamento de sólidos”, explicou. 

Histórico de preservação 

Não é a primeira vez que o Pró-Mananciais atua em Paracatu. Desde a criação do programa, a Copasa já aplicou quase R$ 430 mil em ações de proteção à natureza. O investimento resultou na construção de outros 12,6 mil metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes (APPs); plantio de 3 mil mudas às margens do Ribeirão Santa Izabel; adequação de 19 quilômetros de estradas e, ainda, construção de bolsões – bacias de terra para retenção de água da chuva e implantação de curvas de nível – elevações de terra construídas pela extensão das pastagens. 



Últimas