Copasa investe R$ 8 milhões para garantir água tratada em Riacho dos Machados

Obras já foram iniciadas e vão beneficiar 4 mil moradores do município no Norte de Minas

Copasa / Divulgação

Com o objetivo de beneficiar os moradores de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, com a regularidade na oferta de água tratada, a Copasa iniciou em maio as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, vinculado à Gerência Regional Janaúba (GRJB).

Avaliadas em R$ 8 milhões, as intervenções previstas para execução em 12 meses, vão beneficiar 4 mil pessoas com a implantação de um novo sistema de captação superficial de água por meio de balsa flutuante na barragem da mineradora em operação no município.

Além disso, estão previstas a construção de 6.750 metros de adutora de água bruta e a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com vazão de 15 litros por segundo.

A iniciativa é resultado dos constantes investimentos em melhorias da companhia, que visam garantir a qualidade e a quantidade no fornecimento de água para toda a população da cidade.

O gerente regional de Janaúba, Herlen Ueslei Ferreira Cardoso destaca o papel da companhia para a realização desse empreendimento. “A Copasa, com o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, tem atuado intensamente, na busca de uma solução definitiva, com qualidade e de forma sustentável, para atender a população de Riacho dos Machados com um sistema de abastecimento de água eficiente. Por isso, foram elaborados estudos técnicos que resultaram na execução dessa obra, que vai gerar benefícios para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento local”, concluiu.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.