Corpo de Bombeiros completa 112 anos com serviços que vão além de salvar vidas

Atuação em várias frentes: corporação também realiza projetos sociais focados em proteção e bem-estar da população

Muito além da missão institucional e do dever de salvar, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se preocupa em valorizar vidas, inspirar pessoas e levar esperança à população.

O investimento da instituição em projetos sociais proporciona proteção, resiliência e gera bem-estar social.

Por isso,  a comemoração dos 112 anos da corporação, na quinta-feira (31/8), teve como tema os projetos Bombeiros nas Escolas, Primeiros Socorros e Prodinata.

A celebração também contou com entrega da Medalha do Mérito Profissional, Comenda Machadinha e entrega da Moeda Comemorativa do CBMMG aos militares que estiveram na missão Canadá.

Em agenda, o governador Romeu Zema felicitou os militares por meio de mensagem para a corporação, destacando também as missões internacionais realizadas nos últimos anos. “É uma satisfação homenagear o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A corporação completa 112 anos com um histórico glorioso, sempre cumprindo a missão institucional de salvar vidas e, para muito além disso, inspirar pessoas. Entre os muitos feitos dos nossos heróis de farda, destaco a missão humanitária de combate a incêndios no Canadá. Eles também participaram do resgate às vítimas de terremotos na Turquia e no Haiti em 2021. Em 2019, nossos homens e mulheres foram enviados a Moçambique.  E aqui, em Minas, continuam incansáveis os esforços pelas joias de Brumadinho, sem falar nas missões diárias de combate a incêndios, atendimentos e resgates. Agradeço em nome de todos os mineiros. Com vocês, estamos seguros”, ressaltou o chefe do Executivo.

Comandante-geral do CBMMG, o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho discursou sobre o passado, as conquistas e as aspirações sobre o futuro. “É com imensa honra, orgulho e emoção que hoje estamos aqui para a celebração do aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Uma ocasião que não apenas marca a passagem do tempo, mas também nos permite refletir sobre a história, as conquistas e o inestimável legado deixado por aqueles que, ao longo das décadas, comprometeram-se a proteger vidas e patrimônios com coragem e dedicação.”

Ele destacou a importância dos projetos sociais: “Os bombeiros militares também estão profundamente envolvidos em ações educativas e de prevenção. Trabalhamos incansavelmente para informar a comunidade sobre práticas de segurança, prevenção de incêndios e como agir diante dos desastres. Esta abordagem proativa e comprometida destaca a visão holística do Corpo de Bombeiros, que busca não apenas reagir a crises, mas também as impedir antes que ocorram, trabalhando a cultura de prevenção e autoproteção. Nossos projetos sociais não apenas mitigam riscos, mas também oferecem oportunidades de crescimento e desenvolvimento.”

Projetos

Neste aniversário de 112 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apresentou os principais projetos sociais desenvolvidos pela instituição que visam à implementação de uma cultura de prevenção e autoproteção na sociedade mineira.

Bombeiros nas escolas

Trabalho de conscientização sobre assuntos como acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, que busca educar a população quanto às formas corretas de circulação em vias públicas, onde soltar pipas, como andar de bicicleta em segurança e o porquê de se respeitar a natureza.

Em destaque, o projeto destaca a importância do trabalho desenvolvido pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Ouro Preto, onde o projeto Bombeiros nas Escolas desenvolve, com apoio de outros órgãos, um trabalho de preservação e blitz educativa no centro histórico da cidade.

Primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros Militar oferece à população o curso de primeiros socorros que capacita alunos em técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados.

Em destaque o 3º Batalhão de Bombeiros em Belo Horizonte que oferece a capacitação há mais de uma década e já treinou mais de 6,5 mil pessoas. Além de oferecer conhecimento em primeiros socorros, a equipe do subtenente De Paula sempre promove uma competição entre os alunos com arrecadação de alimentos e itens para instituições carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Natação

O Prodinata é um curso de natação básico, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo da capacitação é promover o desenvolvimento do indivíduo, focado em qualidades físicas, e que busca, acima de tudo, a prática do esporte.

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar oferece o curso para crianças e adultos, em três turnos: manhã, tarde e noite, oferecendo informações cruciais que podem salvar vidas e tornar a comunidade mais segura e consciente das técnicas de autoproteção.