Corpo de Bombeiros inaugura unidade no Triângulo Mineiro

Com sede em Tupaciguara, Posto Avançado vai reduzir tempo de resposta para ocorrências na região

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou Posto Avançado (PA) na cidade de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, em 17/12.
Comandante-geral do CBMMG, o coronel Edgard Estevo da Silva  destacou que a sinergia de esforços entre o Corpo de Bombeiros e ações planejadas estrategicamente com o Governo de Minas tem possibilitado, dentro do plano de comando, que a corporação cresça, estando cada dia mais próxima de todos os mineiros. Ele pontuou também que a presença do CBMMG reduz o tempo resposta no atendimento às ocorrências, favorece e potencializa o sistema econômico local, a resiliência do município, bem como a segurança das pessoas e também de edificações de uso coletivo quanto à prevenção contra incêndio e pânico.

Benefícios

À disposição da população todos os dias da semana, com funcionamento ininterrupto, o Posto Avançado atenderá não só ao município sede, mas também aos municípios de Araporã e Centralina, que passam por regiões fronteiriças com o estado de Goiás, totalizando uma área de quase 2 mil quilômetros quadrados.

Com uma população estimada em 25 mil habitantes, o município de Tupaciguara abriga diversos pontos turísticos como a cachoeira do Rio Bonito, a Ilha dos Carneiros e o Grande Lago, reservatório da Usina de Furnas em Itumbiara, já no estado de Goiás.

As rodovias federais mais próximas são a BR-452 em Tupaciguara e 153 em Centralina e Araporã, sendo cortada pela rodovia estadual MG 223. Além disso, o município possui importante atividade econômica relacionada à agropecuária e produção sucroalcooleira, além do turismo ecológico potencializado pelos belos lagos, rios e cachoeiras da região.

Estrutura

O Posto Avançado de Bombeiros de Tupaciguara estará subordinado diretamente a 2ªCia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediada em Araguari, e contará com efetivo de 18 bombeiros militares e três viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

Expansão do atendimento

Pautado pelo Plano de Comando, o CBMMG segue determinado em cumprir as metas do eixo principal de expandir o atendimento no território mineiro, seguindo também as diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A instalação de novas frações conta também com o apoio irrestrito das prefeituras e a articulação dos gestores municipais que são fundamentais na execução e implementação dos projetos.

A instalação deste Posto Avançado integra a contínua busca por promover a melhoria das atividades de bombeiros, o objetivo de reduzir o tempo resposta com o propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.

A atividade de Proteção e Defesa Civil, por meio da Gestão do Risco de Desastres nas ações de prevenção, mitigação e preparação contra sinistros, também será prioridade da corporação e vai aprimorar a resiliência no município.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Igor Eto; do prefeito da cidade, Francisco Lourenço Borges Neto; do deputado federal José Vítor, dos deputados estaduais Arnaldo Silva Júnior, Leonídio Henrique Correa Bouças e Raul Belém; do comandante do 2º COB, coronel André Húmia Casarim, além de autoridades militares e civis da região.