Curso da Casa Civil sobre Transferegov fortalece gestão e amplia investimentos em Minas Gerais

Servidores de órgãos estaduais e municipais participam de treinamento em BH para ampliar captação e gestão de recursos federais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Casa Civil de Minas Gerais deu início, na quarta-feira (20/8), em Belo Horizonte, à terceira turma presencial de 2025 do curso sobre o Transferegov.br. A plataforma é usada pelo Governo Federal para centralizar e informatizar transferências de recursos. A capacitação tem como objetivo preparar servidores para utilizarem o sistema de forma ágil e segura.

Nesta edição, 21 participantes ocuparam as vagas disponibilizadas pela Diretoria Central de Convênios de Entrada (DCGCE). Entre os presentes, estavam servidores de diferentes órgãos e instituições, como Semad, Sejusp, Idene, Sedese, PBH, Hemominas, Prefeitura de Betim, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), além de representantes do Governo do Estado.

A formação aconteceu no Espaço de Formação e Treinamento da Secretaria de Educação de Minas Gerais e terminou nesta sexta-feira (22/8). A ação reforça o compromisso da Casa Civil em oferecer capacitação constante e ampliar a eficiência da gestão pública.

Para a superintendente Central de Gestão e Captação de Recursos, Lavínia Bortolotto, a iniciativa vai além da formação técnica: “A capacitação sobre o Transferegov é um investimento direto na melhoria da gestão pública e reflete em benefícios concretos para a vida dos mineiros”.

Segundo ela, servidores preparados garantem que os recursos federais cheguem de forma mais ágil e segura. “Ao qualificar nossos servidores no uso da plataforma federal, garantimos que os recursos oriundos de convênios e emendas parlamentares cheguem com mais agilidade e segurança para as iniciativas e projetos do Governo de Minas. Esses recursos são fundamentais para viabilizar obras, programas e serviços em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social".

Ela reforça que cada capacitação amplia a eficiência da máquina pública. “Cada servidor capacitado torna-se mais apto a transformar oportunidades em resultados, assegurando que o governo faça o melhor uso dos recursos disponíveis. Esse trabalho amplia a capacidade de captação e garante que as políticas públicas cheguem com mais qualidade e efetividade à população”.

O diretor Central de Gestão de Convênios de Entrada, Filipe Marques, explicou que a Casa Civil oferece um cronograma anual com turmas presenciais e em formato EaD, atendendo à demanda apresentada por órgãos estaduais e prefeituras.

“Anualmente, a DCGCE estrutura um cronograma composto por quatro turmas, sendo duas presenciais e duas em formato EaD, de acordo com a demanda identificada. Inicialmente, os órgãos e entidades estaduais e municipais preenchem um formulário de demanda, que permite dimensionar o público interessado. Em seguida, próximo à data de cada curso, é disponibilizado o formulário de inscrição oficial”.

Filipe também reforçou que o público atendido é amplo: “podem participar servidores estaduais de todos os Poderes e gestores municipais que atuam diretamente com convênios, termos de compromisso e congêneres. A próxima turma em formato EaD está prevista para novembro e será divulgada aos órgãos em breve”.

Com a qualificação, Minas Gerais fortalece sua capacidade de captar recursos federais e garantir que eles sejam aplicados em projetos que impactam diretamente a vida da população.

 



Últimas