Defesa Civil de Minas Gerais e Granbel se reúnem para enfrentar o período chuvoso

O encontro teve como principal objetivo preparar os municípios para o enfrentamento das chuvas de 2023/2024

Cedec / Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se reuniu, na tarde dessa terça-feira (14/11), com integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O encontro também contou com representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de secretários, prefeitos e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, e buscou preparar os municípios da região para o período chuvoso. Essa parceria estratégica visa aprimorar a capacidade de resposta a desastres naturais, um desafio recorrente no estado.

O período chuvoso, que se estende de outubro a março em Minas Gerais, traz consigo o risco de inundações, deslizamentos de terra e outras catástrofes relacionadas ao clima. A cooperação entre a Defesa Civil de Minas Gerais e a Granbel busca fortalecer a preparação e a resposta a esses eventos, com o intuito de minimizar os danos às comunidades locais.

A parceria entre a Defesa Civil de Minas Gerais e a Granbel representa um exemplo notável de como a colaboração entre diferentes esferas de governo e organizações pode reforçar a resiliência das comunidades em face de desastres naturais. A iniciativa não apenas visa aprimorar a preparação para o período chuvoso, mas também salvar vidas e proteger o patrimônio da região metropolitana de Belo Horizonte.

Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil de Minas Gerais e a Granbel estão comprometidas em trabalhar incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de todos os habitantes da região. A parceria reflete o compromisso contínuo do Estado e das autoridades locais em proteger a população e reduzir os impactos das intempéries climáticas.