Defesa Civil Estadual e Uemg firmam parceria para formação de coordenadores municipais de defesa civil

Colaboração entre os órgãos busca promover maior capacitação e agilidade para atender demandas de cada cidade

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) estabeleceram, nesta quarta-feira (3/5), uma parceria voltada para a formação de coordenadores de proteção e defesa civil municipais, profissionais que atuam na área de engenharia e secretaria de obras dos municípios para atuação na prevenção e resposta a desastre.

Cedec / Divulgação

Por meio de um termo de cooperação, as entidades estarão à frente de um curso permanente cujo objetivo é capacitação de agentes municipais, com ações e políticas voltadas para a gestão de risco de desastre, com foco na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Para o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a parceria é mais uma forma de preparar os profissionais para atenderem à população da melhor forma possível. “A Defesa Civil está sempre em busca de aprimorar seu sistema de capacitação, e a parceria com a Uemg é mais uma forma de complementar as ações de prevenção, preparação e mitigação dos municípios”.

A reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues, destacou a importância da parceria, ressaltando a capilaridade da Universidade e experiência com a formação. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa iniciativa, que é uma oportunidade para nossa universidade contribuir para a formação de agentes capacitados e preparados para atender à população nas situações de emergência”.

O curso está previsto para começar em julho e informações sobre o edital serão divulgadas posteriormente.