Defesa Civil faz simulado de evacuação em Rio Piracicaba

Participaram da atividade 1.774 moradores do município, além de trabalhadores da Mina Águas Claras

Simulado de evacuação de emergência em Rio Piracicaba foi o 10º coordenado pelo Estado

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) promoveu, na tarde do último sábado (30/11), um simulado de evacuação de emergência no município de Rio Piracicaba, na Região Central de Minas Gerais. A atividade contou com a participação de 1.774 moradores, o que corresponde a 38% do público esperado. Empregados da Mina Água Claras, que estavam trabalhando na ocasião, também integraram o treinamento.

O objetivo da atividade foi informar a população residente nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) e de Segurança Secundária (ZSS) das barragens Diogo, Monjolo e Porteirinha sobre como proceder em caso de emergência. A ZAS é a região localizada à jusante da barragem, e fica cerca de 10 quilômetros distante dela - em casos de rompimento, a onda chegará em 30 minutos. Já a ZSS é a área posterior à ZAS.

A ação teve caráter preventivo e foi realizada pelas defesas civis Estadual e Municipal, pela Prefeitura de Rio Piracicaba e pela Vale, com apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes.

Para o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel PM Flávio Godinho, o simulado foi um sucesso. “Saímos daqui hoje com a sensação de dever cumprido. Com certeza, essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão traduzir o que aprenderam nesta tarde para as outras que não tiveram a oportunidade de vir”.

O treinamento faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Rio Piracicaba, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.

Outras edições

O simulado de evacuação de emergência em Rio Piracicaba foi o 10º coordenado pelo Governo de Minas, por meio da Cedec, neste ano. Já foram realizados treinamentos nos municípios de Barão de Cocais (duas vezes), Santa Bárbara, Itabirito, Nova Lima, Raposos, São Gonçalo do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro e Itabira.