Defesa Civil passa a integrar o Emergência MG e fortalece resposta rápida em todo o estado

Integração amplia serviços digitais ao cidadão e marca um ano de grandes investimentos, expansão de programas e fortalecimento da prevenção no estado

imagem de destaque
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende
  • ícone de compartilhamento

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) anunciou a integração oficial ao aplicativo Emergência MG. A partir de agora, além de Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil passa a operar de forma permanente dentro da plataforma, um passo decisivo para aprimorar a prevenção, o monitoramento e a resposta a desastres em Minas Gerais.

Com a integração, o cidadão passa a contar com um canal direto, ágil e seguro para solicitar apoio da Defesa Civil pelo celular, com funcionalidades como chat, envio de fotos, compartilhamento de localização e videochamadas. Também será possível registrar ocorrências de risco, solicitar vistorias preventivas, denunciar irregularidades e acessar alertas meteorológicos, boletins e cursos de capacitação.

“Temos muita alegria em passar a integrar o Emergência MG. Esse é o caminho que o Governo de Minas defende, da integração, e fico feliz de ver a Defesa Civil seguindo nessa mesma direção”, afirmou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

“O Emergência MG é mais um canal de comunicação com o cidadão: por meio do aplicativo, é possível falar com todas as forças de segurança e, agora, também com a Defesa Civil, realizando denúncias, solicitando vistorias e fazendo registros. Reforço ainda a importância de o cidadão se cadastrar no SMS 4099, informando o CEP, para receber alertas diretamente no local onde mora”, completou.

 


Cedec / Divulgação



Encontro das Águas

O anúncio da Cedec foi realizado nem 16/12, durante a coletiva das Forças de Segurança do estado para apresentar o balanço das ações realizadas durante em 2025. A Defesa Civil esteve presente em diversas iniciativas, desde a mitigação da seca até ações educativas e de prevenção.

Neste ano, o Governo de Minas avançou no Encontro das Águas, maior programa já desenvolvido para enfrentar a seca e fortalecer a segurança hídrica no semiárido mineiro. Lançada em junho, a iniciativa reúne mais de 30 instituições, ultrapassa R$ 600 milhões em investimentos e já leva água, dignidade e inclusão produtiva para diversas famílias rurais.

As ações incluem implantação de cisternas, distribuição de água potável, projetos de irrigação, regularização fundiária, fortalecimento do abastecimento rural e urbano e tecnologias agrícolas sustentáveis, garantindo melhorias permanentes em saúde, educação e geração de renda em comunidades vulneráveis.

Defesa Civil nas Escolas

Em 2025, o Governo de Minas lançou o Projeto Defesa Civil nas Escolas, que introduz de forma estruturada a cultura de prevenção no 4º ano do ensino fundamental, com material pedagógico composto por dinâmicas, jogos, estudos de caso e atividades práticas integradas ao currículo.

Mais de 1,3 mil escolas estaduais receberão formação para educadores e gestores, garantindo a implementação em 2026 e preparando estudantes, profissionais da educação e famílias para agir com responsabilidade em situações de risco. A expansão para o ensino médio já está prevista.

Maior investimento da história em prevenção

O Governo de Minas realizou o maior investimento já feito em proteção e defesa civil, com mais de R$ 94 milhões destinados à aquisição de 513 kits de fortalecimento municipal, incluindo viaturas 4x4, notebooks, trenas digitais e coletes reflexivos, beneficiando 494 municípios.

Novos chamamentos públicos estão em andamento para ampliar a governança municipal, especialmente em cidades menores e vulneráveis. Já foram anunciadas mais 11 viaturas 4x4 e 15 motocicletas de 300cc, adquiridas com recursos do Termo de Compromisso firmado após o rompimento da barragem de Brumadinho.

Preparação para o período chuvoso

Ainda neste ano, Minas Gerais ampliou a prevenção e a resposta às chuvas, capacitando mais de 6 mil agentes de 466 municípios mineiros e de outros sete estados, além de lançar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031 e o Programa Caminhos nas Chuvas.

O período chuvoso 2024/2025 foi o mais intenso da década, com mais de 22 mil itens de assistência distribuídos e 171 cidades em anormalidade. Para 2025/2026, já são mais de 3 mil itens doados dentre os 55 municípios em situação de anormalidade.

Com investimentos históricos, tecnologia e articulação institucional, o Estado segue fortalecendo a proteção da população e a resiliência das comunidades.



Últimas