Defesa Civil presta apoio a município atingido por chuva de granizo

Florestal recebeu 900 itens para distribuição às famílias atingidas

Cedec / Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) prestou apoio, nessa quinta-feira (4/5), ao município de Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que foi atingido por uma chuva de granizo no início do mês.

A chuva de granizo não deixou desalojados ou desabrigados, somente pessoas afetadas diretamente que tiveram algum tipo de dano em telhados e veículos, principalmente os residentes na zona urbana.

A equipe da Defesa Civil Estadual se reuniu com a prefeitura para discutir as prioridades e demandas do município, além de orientar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a respeito do preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e solicitação de ajuda humanitária aos atingidos. Além das doações, uma equipe da Cedec foi ao local para realizar sobrevoo de drone a fim de levantar os danos e prejuízos às residências e prédios públicos da administração municipal.

Para o superintendente de Gestão de Desastres, major PM Luis Antônio e Silva, o apoio contínuo foi essencial para o órgão prestar o melhor auxílio possível aos afetados. “Todo o processo de visitar o município, conversar com o governo local, apoiar tecnicamente, verificando os danos e prejuízos, reitera o papel da Defesa Civil de Minas Gerais, enquanto parte do sistema, trabalhando para dar o melhor suporte aos municípios afetados por desastres e que necessitam do nosso suporte”.

Ao todo, a Defesa Civil Estadual doou cem colchões, cem baldes de plástico, cem cestas básicas, cem kits dormitórios e 500 telhas para os moradores atingidos pela chuva.