Defesa Civil promove cursos de capacitação para municípios da Zona da Mata e Sul de Minas

Iniciativa realizada em Pouso Alegre, Lavras e Juiz de Fora busca melhorar a capacitação de agentes municipais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, nos dias 8, 9 e 10/3, “Curso de Captação de Recursos para Resposta e Recuperação a Desastres, Solicitação e Prestação de Contas de Ajuda Humanitária” nos municípios de Pouso Alegre, Lavras e Juiz de Fora.

O projeto, que treinou cerca de 300 agentes, tem como principal objetivo aprimorar a capacitação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Segundo o diretor de Resposta a Desastres e um dos responsáveis pelo curso, capitão BM Ênio Virgilio Martins de Sousa, a iniciativa é essencial para deixar a estrutura dos municípios mais robusta. “Nosso intuito é agregar conhecimento na parte de captação de recursos, apoio complementar, seja do Estado, seja da União, Defesa Civil Estadual, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para potencializar as ações de resposta dos coordenadores municipais em seus respectivos municípios”.

Além da capacitação de agentes, o Governo do Estado fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais.

Em 2022, foram adquiridos e distribuídos 497 kits, novalor de R$ 163,4 mil cada, contendo viatura 4x4, notebook, trena digital e coletes reflexivos.

A ação busca estruturar os municípios e garantir melhor atendimento em situações de emergência como inundações e outras adversidades.

O investimento é fruto do Acordo Judicial, assinado em abril de 2020, que busca reparar danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.