Delegacia da Mulher tem efetivo reforçado durante Carnaval em BH

Governo de Minas articula órgãos de segurança pública para combate à violência durante a folia

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais promoveu a articulação dos órgãos de segurança pública para o combate à violência contra a mulher de maneira efetiva no Carnaval, além de reforçar a proteção e o atendimento durante a folia. Nesse sentido, o efetivo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Belo Horizonte foi reforçado com o dobro de profissionais, nos dias de festa e de maior movimento na capital. Somente nessa unidade, 700 procedimentos como oitivas e pedidos de medidas protetivas foram realizados. Foram lavrados 14 autos de prisão em flagrante.

A delegada de Polícia da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Ana Paula Lamego Balbino, conta que o maior número de registros foi relacionado a ameaça, lesão corporal e vias de fato. “Durante o Carnaval, contamos com um reforço, a fim de prestar um melhor acolhimento às vítimas, de forma mais qualificada e eficaz”, ressalta.

Além da Deam, as outras delegacias da Polícia Civil, tanto em Belo Horizonte quanto em outros municípios mineiros, fazem o atendimento à mulher vítima de violência. Em Minas Gerais, são 72 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). 

A delegada Ana Paula lembra ainda que é oferecido abrigo à mulher, no momento da solicitação da medida protetiva.  Além disso, a Deam possui médica legista de plantão e atendimento psicológico.

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou ações de prevenção à violência contra a mulher, durante o Carnaval. “As bases de segurança atuaram de maneira preventiva, prestando orientações aos foliões. Além disso, desenvolvemos duas campanhas, para promover o respeito a mulher, acompanhadas com as frases ‘Meu Corpo Não é Público e Troco Seu Elogio por Respeito’, distribuídas em mais de cem mil ventarolas”, destacou o major da PMMG, Flávio Santiago.

Acolhimento

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) oferece atendimento psicossocial às mulheres vitimas de violência física e/ou psicológica. Entre janeiro e março, deste ano, 37 casos foram atendidos. Eles são acompanhados pelas profissionais que atuam no local. O serviço é oferecido gratuitamente na avenida Amazonas, 558, 1º andar.  Outras informações podem ser solicitadas por telefone: (31) 3270-3232 ou 3270-3235.

A coordenadora da unidade, Andrea Luiz, explica que as mulheres são encaminhadas para a Rede de Proteção e Promoção da Mulher, de acordo com a região que a mesma reside. O centro também promove atividades preventivas nas comunidades. Além de orientação jurídica às vítimas de violência. Ela lembra que as mulheres também são encaminhadas ao serviço por meio de Delegacias Especializadas. 



Últimas