Dia do Diretor: liderança e compromisso que transformam a escola pública mineira
Secretaria de Estado de Educação celebra o papel essencial dos gestores escolares e destaca ações de valorização e investimentos para fortalecer a liderança nas escolas estaduais
Nesta quarta-feira (12/11), Dia do Diretor Escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) celebra o trabalho, o compromisso e a liderança dos diretores e vice-diretores que estão à frente das escolas da rede estadual.
São mais de 3 mil gestores que, diariamente, dedicam-se à missão de conduzir suas comunidades escolares, inspirar equipes e garantir o direito à aprendizagem de milhares de estudantes em todo o estado.
Para Sandro Lemes, diretor da Escola Estadual Professora Maria Amélia Guimarães, em Belo Horizonte, ser diretor é exercer uma liderança múltipla e equilibrada. Ele explica que o gestor escolar precisa conciliar as áreas pedagógica, administrativa e financeira, além de manter o diálogo constante com servidores, estudantes e a comunidade. “O que eu mais amo como gestor é o carinho dos estudantes, servidores e da nossa comunidade escolar”, afirma.
Já Fabrícia Boaventura, diretora da Escola Estadual Joaquim Eliziário da Silva, em Santana do Paraíso, destaca o sentimento de reconhecimento neste dia. Para ela, os desafios da gestão são diários, mas o impacto positivo na vida dos estudantes é o que motiva o trabalho. “Fazer a diferença na vida dos nossos estudantes é o que me inspira a dar o meu melhor todos os dias. Liderar é demonstrar afeto em cada entrega”, ressalta.
Valorização dos diretores
O Governo de Minas, por meio da SEE/MG, tem ampliado os investimentos na formação continuada e valorização profissional dos gestores escolares. No período de 2023 e 2024, foi implementado o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE), que ofereceu formação especializada para cerca de 3.446 diretores da rede estadual.
O curso teve como objetivo subsidiar e apoiar os gestores na condução de uma gestão democrática, abrangendo dimensões pedagógicas, de gestão de pessoas, administrativa-financeira e de monitoramento dos processos escolares.
O PDGE foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da SEE/MG, em parceria com a Fundação João Pinheiro, responsável pela execução do programa, e o Instituto Unibanco, parceiro no monitoramento e acompanhamento das formações.
Além disso, a carreira dos diretores conta com a progressão especial de diretor, prevista no artigo 22 da Lei nº 15.293, de 5 de agosto de 2004, e regulamentada pelo Decreto nº 46.206, de 3 de abril de 2013. Essa progressão representa a mudança de grau na carreira do servidor, com acréscimo de 2,5% sobre o vencimento básico a cada avanço, reconhecendo o empenho e o mérito desses profissionais na gestão das escolas estaduais.
“A gestão escolar é fundamental para o ótimo desempenho das nossas escolas em oferecer educação pública de qualidade. Com equipes cada vez mais capacitadas, empenhadas e munidas de ferramentas, podemos elevar a educação mineira e dar maiores condições e oportunidades para nossos estudantes. Neste dia, agradeço ao trabalho de cada um dos nossos gestores escolares que se dedicam e fazem a diferença na ponta", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Educação que Prospera
Em 2025, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), lançou o Educação que Prospera, um programa de valorização de todos os profissionais da rede estadual, incluindo a gestão escolar.
O projeto reconhece o trabalho dos servidores da Educação com base no desempenho dos estudantes em avaliações nacionais e no cumprimento de condicionalidades da política educacional.
A iniciativa premia escolas e profissionais que se destacam pelo avanço nos indicadores de aprendizagem, pela eficiência administrativa e pelo cumprimento de metas de desempenho, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
O Educação que Prospera promove o planejamento estratégico das escolas, a formação de equipes colaborativas e o uso de dados para tomada de decisões.
Com ações de valorização e formação contínua, o Governo de Minas e a SEE/MG consolidam o compromisso com uma gestão escolar cada vez mais eficiente e transformadora.