Dia Nacional da Alfabetização destaca avanços de Minas Gerais e mobilização por uma educação transformadora
Data celebrada reforça a importância da alfabetização na idade certa e evidencia conquistas do estado, além de experiências inspiradoras de professores e famílias
Nesta sexta-feira (14/11), Dia Nacional da Alfabetização, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), reforça a importância da leitura e da escrita como pilares fundamentais para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Minas tem sido um ótimo exemplo para o Brasil de avanço na garantia de que nossas crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade certa. Os resultados são claros, mas vamos além! Precisamos e estamos trabalhando todos os dias para fortalecer sobretudo o diálogo com as redes municipais para que todas as crianças mineiras tenham a mesma oportunidade. Juntos, olhando para cada um dos nossos estudantes, disponibilizando ferramentas, formando nossos professores e tratando a alfabetização como prioridade que seguiremos fazendo a diferença e elevando a educação pública mineira", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Em fevereiro, Minas Gerais foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, recebendo a categoria Selo Ouro. O prêmio destaca o cumprimento das metas de alfabetização e a redução das desigualdades educacionais, metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O avanço de Minas na alfabetização rendeu ao estado, em outubro, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Senado Federal. A premiação reconheceu os bons resultados, a equidade, a formação de professores e o trabalho colaborativo com os municípios. O troféu foi recebido pelo secretário Rossieli Soares, que destacou que a conquista é fruto da continuidade das políticas públicas e do esforço conjunto da rede.
Minas Gerais tem avançado de forma consistente na alfabetização dos estudantes: entre 2021 e 2024, o índice de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano subiu de 43% para 72,1%, segundo o MEC.
O papel dos professores
A premiação é fruto de um conjunto de ações estratégicas implementadas pela SEE/MG. Esses esforços chegam à ponta e ganham forma no trabalho diário de professoras como Adelma Siqueira da Cunha, da Escola Estadual Arthur Berganholi, em Araçuaí. Ela conta que utiliza estratégias variadas, que vão desde atividades lúdicas, como o bingo de letras, até o uso de histórias para aproximar as crianças das vogais e consoantes. “Conforme a turma avança, desenvolvo novas propostas de acordo com as habilidades previstas no plano de curso, utilizando também os materiais disponibilizados pela SEE”, explica.
O impacto
A alfabetização é um processo que envolve a escola, os professores e as famílias e os resultados se refletem no orgulho de pais que acompanham cada novo passo. Para Flavio Eder Vieira, pai de uma estudante da Escola Estadual Arthur Berganholi, ver a filha ler as primeiras palavras foi um momento inesquecível.
O Dia Nacional da Alfabetização reforça o compromisso de Minas Gerais em garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa. O reconhecimento nacional, o esforço dos professores e a participação das famílias mostram que a alfabetização é resultado do trabalho de todos.